A noite desta segunda-feira (5) foi transformada em um momento de reconhecimento e emoção na sede da Subseção de Blumenau, com a Solenidade de Jubilamento de advogados e advogadas que, ao longo dos anos, dedicaram suas vidas à advocacia blumenauense e pomerodense. A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, ao lado do presidente da Subseção local, Rodrigo Eduardo Soethe, e do ex-presidente da Seccional, Paulo Roberto de Borba, conduziu a cerimônia especial, entregando os diplomas aos jubilados e jubiladas.
O jubilamento é uma distinção honorífica concedida a advogados e advogadas que alcançam 70 anos de idade, com 30 ou mais anos de contribuição para a OAB. O reconhecimento é uma forma de enaltecer aqueles que, ao longo de décadas, dedicaram-se com excelência à advocacia e à justiça, simbolizando não apenas o mérito pela longevidade na profissão, mas também a valorização da dedicação, ética e compromisso inabalável que esses profissionais demonstraram ao longo de suas trajetórias.
Foram jubilados: Adalberto Hackbarth; Ademir Macaneiro; Aldori Acácio da Silva, Ana Cipriani; Carlos Alberto Pintarelli; Carmen Reuter Pawlak; Clemente Romario Olivier; Daniel Regis; Dario Reblin; Dorival Neumann; Edi Nicolodelli; Elisete Beck; Elvino Dallagnolo; Ernesto Zulmir Morestoni; Franklin Cabral Santiago; Gunther Klaus Becker; Helcio Bittencourt; Helvio Buttner; Horst Wirth; Ilsa Maria Link; Isolde Ines Lemfers; Ivo Pereira; Jaime de Mello; Jeremias Felsky; João Ernesto Batista; João Muller Kuntz; Jose Elias Soar Neto; Julio Cesar Lopes; Karla Durão Barbosa; Lourdes Maria Leite Martins da Costa; Marcio Cesar Cani; Margarete Busch; Maria Teresinha Rocha; Milvo Antonio Ceigol; Nelson Bodenmueller; Nelson Carlos Sabel; Nelson Nones; Nelson Rogerio da Silva; Norberto Mette; Orivaldo Maus; Orlandino Adolfo dos Santos; Renato Valim; Saulo de Lima; Sergio Fernando Hess de Souza; Vera Husadel Dalsenter; Vera Iten Teixeira; Veraldo Chechetto; Waldir Francisco Johann e Vilson Luiz de Souza
“Estou mais uma vez aqui, e mais uma vez muito feliz por este momento. A gratidão que sinto por cada um dos senhores e das senhoras, pelo trabalho, dedicação e amor que demonstraram ao longo desta marcante caminhada na advocacia catarinense, é imensa. Todos vocês demonstraram comprometimento, ética, responsabilidade e, acima de tudo, amor à profissão. É uma noite de festa, uma noite para confraternizarmos, uma noite para homenagear colegas, advogados e advogadas que são inspiração para essa nova geração, daqueles que fizeram história na nossa Ordem, na Seccional de Santa Catarina. Tenho muito orgulho em representá-los, quase 75 mil advogados e advogadas”, declarou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“É com imensa honra que celebramos hoje o jubilamento de quase 50 advogados e advogadas que tanto contribuíram para a advocacia em Blumenau. Cada um de vocês alcançou um marco extraordinário em suas carreiras, refletindo décadas de dedicação, ética e paixão pela profissão. A importância de todos vocês para a nossa Subseção é incalculável, pois suas trajetórias inspiram e fortalecem a nossa comunidade jurídica. Este reconhecimento é mais do que merecido; é um tributo ao legado que construíram e ao impacto positivo que deixaram em Blumenau, Pomerode, e em toda a advocacia catarinense", disse o presidente da Subseção de Blumenau, Rodrigo Eduardo Soethe.
"É uma das profissões mais dignas que existe, principalmente na área criminal, que defende a liberdade. Graças à Ordem, fazendo uma conta rápida, passei por 33 comarcas realizando júris, atingindo o número de 317 júris. Sempre um pouco mais que um por mês. Desses mais de 300, posso afirmar com toda tranquilidade que a grande maioria foi gratuita.", salientou o advogado homenageado, representando os jubilados, Jeremias Felsky.
“Isso aqui é muito importante porque sabemos o quanto lutamos, batalhamos e nos esforçamos para que a cidade de Blumenau continue sendo o que sempre foi: um exemplo para o Estado. Não apenas pelos cidadãos que aqui residem, mas também pelos advogados que vivem nesta cidade”, enfatizou o ex-presidente da OAB/SC e da Subseção de Blumenau, Paulo Roberto de Borba.
"Nesta data tão importante, reconhecemos que cada um de vocês não apenas preenche os requisitos materiais estabelecidos por lei, mas também são exemplos de profissionalis que dignificam a nossa profissão. Posso imaginar quantas histórias vocês carregam em suas vidas, tanto na profissão quanto na dedicação à nossa instituição”, reeiterou a vice-presidente da CAASC, Herta de Souza.
Compuseram a mesa diretiva: a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio; o procurador-geral de Santa Catarina, Márcio Luiz Fogaça Vignari; o presidente da Subseção de Blumenau, Rodrigo Eduardo Soethe; a secretária-geral da OAB/SC, Maria Terezinha Erbs; o Desembargador do Tribunal de Justiça de SC, Jorge Borba; o ex-presidente da OAB/SC, Paulo Roberto de Borba; o coordenador-geral das Comissões da OAB/SC, Pedro Cascaes Neto; a vice-presidente da CAASC, Herta de Souza e o diretor financeiro do Sicoob Advocacia, Marco Antônio Mendes Sbissa.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC