Teve início oficialmente o Agosto Lilás, mês da conscientização e da sensibilização pelo fim da violência contra a mulher. A presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, prestigiou o evento realizado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, na tarde desta quinta-feira (1º), que marca o início da Campanha Agosto Lilás, realizada pelo Poder Judiciário, neste ano, com um enfoque diferente, discutindo as condições de trabalho, educação, moradia e saúde às mulheres, direitos presentes na Lei Maria da Penha.
Marcando o início Campanha, foi lançada a Exposição “As Cores de Cada Vida”, que consiste em retratos estilizados por artistas catarinenses de mulheres vítimas de feminicídio e de tentativa de feminicídio nos municípios de Tubarão, Criciúma, Araranguá, Braço do Norte, Içara e Laguna, nos anos de 2012 a 2021, além de um documentário. As obras, criadas com cuidado e sensibilidade pelos artistas catarinenses envolvidos na iniciativa, prestam homenagem a essas mulheres, evidenciando o papel significativo que desempenharam na sociedade.
Em seu discurso, a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, ressaltou a importância do projeto "OAB Por Elas", iniciativa criada pela Ordem no combate à violência contra a mulher. “Neste mês, devemos unir ainda mais nossas forças e evidenciar, juntos, essa Campanha tão importante. Precisamos trabalhar em ações eficazes e efetivas em prol da proteção de nossas mulheres e crianças. As salas da "OAB Por Elas" são um espaço feito com muito carinho para que essas mulheres que sofrem violência cheguem até as delegacias e tenham um lugar com um espaço de atendimento humanizado, realizado pelos meus advogados e advogados que estão preparados para um momento de escuta, acolhimento e orientação jurídica. Parabenizo o TJSC por este evento tão relevante, estamos juntos(as), vamos em frente”, destacou a presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio.”, destacou a presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio.
“Pela primeira vez eu vejo este hall de entrada, que é muito mais do que um hall de entrada ao tribunal, é muito mais do que uma sala da galeria de fotos dos ex-presidentes desta corte. É um espaço que foi concedido e recentemente passou a ser, de fato, utilizado por diversas instituições e poderes da sociedade catarinense. Isso demonstra que, de fato, o que disse no começo, a união de todos neste espaço representa também a união de todos fora deste espaço”, destacou o presidente interino do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Cid José Goulart Júnior.
“Muitas vezes a mulher sai da delegacia sem saber o que fazer no que diz respeito a ações que visem a proteger o seu patrimônio, proteger o seu ambiente familiar de garantia de convivência com o seu filho, por exemplo. Então, é um projeto que vai além das necessidades básicas de proteção à vítima, no que diz respeito ao crime. E o projeto OAB por Elas, que é uma grande ação do governo de Santa Catarina, tem outras ações, como as Salas Lilás, que, no governo de Jorge de Melo, foram ampliadas em quatrocentos por cento”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC