A OAB Santa Catarina realizou, nesta quarta-feira (14), o IV Colégio de Presidentes das Comissões da Mulher Advogada, reunindo as representantes da Comissão das 53 Subseções, fortalecendo ainda mais a atuação da advocacia feminina no estado. O evento, realizado no plenário da Seccional em Florianópolis, foi liderado pela presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, com a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SC, Karen de Pauli Nascimento.
Iniciando a programação do evento, foram discutidos temas essenciais sobre liderança feminina na advocacia, abordando desafios e conquistas de cada localidade e os novos projetos que podem ser executados. Em seguida, a discussão foi enriquecida por uma palestra da psicóloga Ana Paula Luchi, especialista em terapia cognitivo-comportamental, que ofereceu valiosos insights sobre a melhoria do bem-estar emocional das advogadas. A palestra incluiu técnicas práticas para promover a resiliência e a autoconfiança, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes.
"É com grande alegria que me encontro hoje com todas vocês neste colégio, mais um marco dentro da nossa gestão. Desde o início, a realização deste colégio tem sido uma prioridade para nós. Queremos, por meio de eventos como este, incentivar que mais mulheres assumam cargos e posições de liderança. Juntas, podemos construir uma verdadeira rede de apoio, cuidando umas das outras e fortalecendo nosso sentimento de pertencimento," afirmou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“Quero agradecer todas as mãos estendidas que eu tive ao longo desses três anos. Como eu falei anteriormente, existe noite, existe dia, existe silêncio, existe som. A gente sempre vai ter felicidade, mas os momentos também de desafios, eles vão ser inerentes à nossa caminhada. Então, as mãos estendidas que eu recebi não vão nomina-las, porque não quero ser injusta esquecer o nome de alguém, mas foram muitas. Seja com ensinamento de como falar, seja como não falar. Foram diversas falas que eu recebi e sou muito grata", comentou a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SC, Karen de Pauli Nascimento.
"Eu acredito que a Jovem Advocacia precisa de exemplos. No início da nossa carreira, aprendemos muito observando referências. Apesar da participação ativa das mulheres na economia, quando dependemos de decisões políticas para conquistar espaço de poder, a representatividade feminina ainda é limitada, com a maioria dos cargos ocupados por homens. Por isso, é crucial termos referências femininas, como a liderança feminina à frente da nossa instituição. Ser a primeira mulher eleita em 92 anos é histórico, e o investimento constante em conhecimento e na promoção da jovem advocacia são passos fundamentais para nos dar voz e oportunidades," destacou Isadora Mello Guimarães Barth”, destacou a presidente da Comissão da Jovem Advocacia OAB/SC, Isadora Mello Guimarães Barth.
“A jornada de gestão da OAB, ela só é possível porque nós temos pessoas como vocês nos auxiliando, nos direcionando o que a mulher necessita e sem esse auxílio, sem essa condução feita por vocês, presidentes de comissão, não seria possível desempenhar o papel de gestor das Subseções”, enfatizou a representante das presidentes e presidente da OAB Garopaba, Natacha Pause.
“Hoje estou na ESA nacional, mas já estive na ESA Santa Catarina por duas gestões. A ESA que juntamente com as comissões sempre fez um trabalho incansável de levar conhecimento a todos os espaços e todos os locais, sejam os mais distantes da capital, sejam os mais próximos da capital. E isso é sem dúvida mais uma vitória consolidada pela gestão de Cláudia Prudêncio”, disse a Conselheira Estadual da OAB/SC e representante da ESA, Isabela Medeiros.
“Quarta-feira à tarde, este plenário cheio para discutirmos a importância da mulher na advocacia e na sociedade. Muito obrigada pela atenção”, salientou a coordenadora adjunta das Comissões e representante da CGC, Ludmila Hanisch.
Compuseram a mesa diretiva e estiveram presentes: a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio; secretária-geral daa OAB/SC, Maria Teresinha Erbs; tesoureira adjunta da OAB/SC, Caroline Rasmussen; conselheira federal, da OAB Nacional, Gisele Kravchychyn; vice-presidente da CAASC, Herta de Souza; conselheira estadual da OAB/SC, Isabela Medeiros; coordenadora adjunta das Comissões da OAB/SC, Ludmila Hanisch; presidente da Subseção de Joaçaba, Janaína Barea; presidente da Subseção de Garopaba, Natacha Pause; presidente em exercício da OAB São José, Cleomara Anhalt; vice-presidente da Subseção de Criciúma, Rosana Guimarães Corrêa; presidente da Comissão da Mulher Advogada, Karen de Pauli Nascimento; presidente da Comissão Jovem Advocacia, Isadora Barth; presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica da OAB/SC, Denise Marcon; presidente da Comissão do Direito do Idoso, Milly Christie Lima; vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário; Marion Elisabete da Silva e diretora tesoureira do IASC, Cristina Gubaua Marin.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC