Emoção diante da conquista. Esse foi o sentimento de 33 novos(as) advogados e advogadas catarinenses, que receberam suas credenciais na tarde desta quarta-feira (14). A solenidade ocorreu no auditório da Seccional e foi conduzida pela Secretária-Geral da OAB/SC, Maria Terezinha Herbs. O momento contou com a presença de autoridades, lideranças, familiares e amigos, marcando o 1º momento do início de suas carreiras na advocacia.
Após receberem suas credenciais - o que agora oficialmente os identifica como integrantes da Ordem -, os novos profissionais foram apresentados a todos os suportes e benefícios oferecidos pela instituição, como o desconto de 50% na anuidade nos primeiros 5 anos (sem mais escalonamento). Ainda, na oportunidade, os(as) advogados(as) receberam o "Meu Primeiro Certificado", um recurso que proporciona tokens e certificados digitais essenciais para autenticação e assinatura digital, uma ferramenta fundamental para os(as) advogados(as) no exercício da profissão.
"Esse documento que vocês receberam é a credencial de vocês e é ela que vai abrir a porta e servir como a bandeira de vocês. Eu sou apaixonada pela profissão, que eu exerço há 30 anos. Eu sou apaixonada pela advocacia e, mesmo em um grande período ter sido professora, eu posso dizer para vocês que a academia realmente me realizou, porque hoje não dá mais tempo para tanto. Mas é na advocacia que eu encontro a minha grande paixão”, declarou a secretária-geral da OAB/SC, Maria Terezinha Erbs.
"Este é um período de grande aprendizado e amadurecimento, quando descobrimos nossa paixão pela advocacia, mas também enfrentamos desafios e inseguranças devido a pouca experiência. A advocacia exige constante atualização, por isso, minha principal dica é: continuem estudando e buscando a melhor versão de vocês. Assim, superaremos as incertezas e conquistaremos nosso espaço em um mercado cada vez mais competitivo", destacou Isadora Barth, presidente da Comissão Jovem Advocacia.
"Não podemos deixar de falar sobre vocação, é por conta da vocação que eu estou aqui e eu tenho certeza de que é a vocação que coroa uma trajetória bem sucedida, não só na advocacia, mas em todas as profissões. Este é um momento de reafirmar o dever que nós advogados(as) devemos ter com a ideia de que a advocacia é uma profissão com acento constitucional e é isso um instrumento de transformação e emancipação, os quais todos aqueles que abraçarem essa profissão têm o compromisso com a luta pela inclusão e pela não descriminação", pontuou a conselheira estadual da OAB/SC, Isabela Medeiros.
"Temos 109 comissões e são compostas por 104 mil advogados(as) catarinenses que, de forma voluntária, participam, e é importante que vocês também participem, principalmente, em início de carreira e, principalmente, pelo networking, para se manter atualizado. É importante ter um grupo de estudos", destacou a coordenadora adjunta das Comissões da OAB/SC, Ludmila Hanisch.
”As oportunidades aparecerão, não tenham dúvidas. As coisas demoram um pouco a acontecer, mas quando começam a acontecer, quando as coisas começam a dar certo, tenho certeza de que isso aqui é algo que ocorre em cadeia. Não tenho dúvida que com resiliência, trabalho, dedicação, tudo vai dar muito certo para vocês. Muitas vezes a gente não se prepara, a gente sequer vê aquela oportunidade, especificamente no que diz respeito à Escola Superior da Advocacia, que é o braço da Ordem dos Advogados do Brasil, responsável pela qualificação contínua do advogado. Ela visa exatamente isso, fazer com que o advogado esteja continuamente preparado”, explicou o diretor-geral da ESA/SC, Douglas Dal Monte.
"A Caixa de Assistência possui três pilares: Saúde, estrutura e a parte social. Senhoras e senhores, hoje a nossa Caixa de Assistência é referência no país, levando para os nossos advogados e advogadas de norte a sul, de leste a oeste, tele-medicina na palma da mão. Os colegas que chegam agora no sistema podem baixar o aplicativo Pop-up e ter assistência com os médicos referência na América-latina do Hospital Albert Einsten", disse a vice-presidente da CAASC, Herta de Souza.
Compuseram a mesa diretiva: Caroline Rasmussen, tesoureira adjunta da OAB/SC; Isabela Pinheiro Medeiros, conselheira estadual da OAB/SC e presidente da Comissão de Direito Processual Civil; Marly Elza Ferreira, conselheira estadual suplente; Vanessa Barcelos, Vice-diretora geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/SC; Cristina Marin, tesoureira do Instituto dos Advogados de Santa Catarina; Marion Elisabete da Silva, vice-presidente da Comissão de Direito Previdênciário, representando a OABPREV; Marco Antonio Mendes Sbissa, diretor financeiro do SICOOB Advocacia; Maria Julia Agostini, presidente da Comissão da Jovem Advocacia da Subseção Campos Novos; Carla Novack, presidente da Comissão da Jovem Advocacia da Subseção Mafra.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC