Na manhã desta terça-feira (2), a OAB/SC inaugurou mais uma sala do projeto "OAB Por Elas", na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso - DPCAMI, de Palhoça. O espaço foi aberto oficialmente pela presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, com o presidente da Subseção Palhoça, Ezair José Meurer Júnior, membros da diretoria da Subseção, lideranças da advocacia, autoridades de Palhoça e advogados(as) da região.
O local foi projetado para acolher vítimas de violência doméstica e conta com uma estrutura voltada para essa finalidade: mesa de atendimento, cadeiras para espera, impressora e acesso à internet. Nesse espaço as mulheres podem usufruir de um ambiente seguro e acolhedor, no momento em que buscam um auxílio jurídico e apoio emocional. O atendimento na sala será realizado por advogados e advogadas voluntários, após o registro do Boletim de Ocorrência.
"O Projeto 'OAB Por Elas', desde o seu início, foi idealizado com o objetivo de acolher, apoiar psicologicamente e fornecer, de forma humanizada, toda a orientação jurídica necessária para mulheres vítimas de violência doméstica. Não estamos aqui inaugurando apenas uma sala. Tudo aqui foi pensado com muito carinho, atenção, cuidado e empatia. Nosso trabalho é sair da nossa bolha, ver além e realmente fazer a diferença, e é isso que essa gestão, desde seu início, tem feito, aliando a nossa advocacia, que é uma advocacia de excelência e ajudando a sociedade”, explicou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
"Quando nos unimos por uma causa, conseguimos ser maiores. A inauguração desta sala representa isso. Um espaço que representa esperança e um símbolo que reafirma o nosso compromisso com a defesa dos direitos das vítimas de violência e também com a justiça", ressalta Ezair Meurer Junior, presidente da Subseção de Palhoça.
“Hoje nós estamos aqui reunidos, neste conjunto que é a OAB, onde milhares de advogados e advogadas, de forma voluntária, dedicam-se para construir o melhor para a advocacia e para a sociedade. A inauguração deste espaço é fruto de legados sucessivos que vêm se aperfeiçoando e entregando cada vez mais ao longo do tempo”, comentou o presidente interino do CFOAB, Rafael de Assis Horn.
“Esse é um projeto no qual toda a OAB Palhoça está muito feliz em fazer parte, por isso, fico extremamente honrada em estar aqui hoje. Esse novo espaço, além de trazer uma sociedade mais justa, trará dignidade para a mulher no momento em que ela mais sofre e que precisa desse amparo. Estamos trabalhando para cada vez mais qualificar e amparar os advogados e advogadas que estão caminhando conosco nesse projeto”, salientou a vice-presidente da OAB Palhoça, Solane Schafer.
“Para a Polícia Civil é uma honra ter a sala da OAB/SC aqui, para trazer mais conforto aos advogados e advogadas, para fazer esse atendimento no que tange à violência doméstica. Esses trabalhos que são feitos, são tratados com prioridade pelo Delegado-geral, Dr. Ulisses”, reiterou o Diretor da Polícia Civil da Grande Florianópolis, Pedro Mendes.
“Ver esse projeto em todas as regiões do Estado mostra que a OAB tem a sua responsabilidade social e que ela dá essa contrapartida para a sociedade. Parabéns a todos os envolvidos nesta conquista. Tenho certeza de que haverá a inspirarão para novos projetos”, afirmou o presidente da CAASC, Juliano Mandelli.
O que é a "OAB Por Elas"?
O projeto "OAB Por Elas" trata-se de uma iniciativa estadual e que consiste em proporcionar atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica no Estado de Santa Catarina. É coordenado pelas Comissões de Combate à Violência Doméstica e Direito da Vítima e OAB Por Elas, além de contar com a parceria de instituições importantes, como a Polícia Civil (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e o Poder Judiciário, de forma que possa garantir uma assistência completa e eficiente.
A iniciativa foi lançada em 2018, no município de Balneário Camboriú. Uma proposta de ampliação foi apresentada durante o 105º Colégio de Presidentes de Subseções de Santa Catarina, ressaltando o compromisso da Ordem em oferecer um suporte integral às mulheres em situação de vulnerabilidade em todo o estado.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC