Seguindo a agenda pelo Oeste do Estado, a OAB Santa Catarina inaugurou, na tarde desta quinta-feira (13), mais uma sala do projeto "OAB Por Elas", desta vez na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso – DPCAMI, em São Lourenço do Oeste. O espaço, dedicado à proteção dos direitos das mulheres e de grupos vulneráveis, foi inaugurado oficialmente pela presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, com a presidente da Subseção de São Lourenço do Oeste, Deborah Cristian de Mello Garbin. Também estiveram presentes o secretário-geral adjunto da OAB/SC, Thiago Degasperin; o presidente da CAASC, Juliano Mandelli; o secretário-geral da CAASC, Rodrigo Goetten; a conselheira estadual da OAB/SC e a vice-diretora da ESA/SC, Vanessa Barcelos; e o delegado titular da delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de São Lourenço do Oeste, Ricardo Maurino Melo.
"Essa é uma causa que abraçamos com muito amor e compromisso. Este espaço será um ambiente de proteção e acolhimento, e o trabalho que aqui será realizado terá uma importância gigante. O 'OAB Por Elas' é muito mais que um projeto, é o compromisso com nosso papel e o papel da advocacia, perante uma sociedade que necessita de acesso à justiça de forma gratuita. Que esse seja o início de um novo ciclo para as mulheres e crianças de São Lourenço do Oeste e região”, destacou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“Estamos muito felizes com a inauguração desta nova sala em São Lourenço do Oeste, que representa um avanço significativo para a nossa comunidade. Este espaço não apenas proporcionará um ambiente seguro e acolhedor para aqueles que buscam apoio jurídico, mas também reforça o nosso compromisso em garantir que todos tenham acesso à justiça. Acreditamos que este novo local será fundamental para a defesa dos direitos de todos e contribuirá enormemente para a nossa missão de promover a igualdade e a justiça. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa conquista e continuaremos trabalhando arduamente para servir nossa comunidade, com dedicação e compromisso”, declarou a presidente da Subseção de São Lourenço do Oeste, Deborah Cristian de Mello Garbin.
“Quando cheguei aqui em São Lourenço do Oeste, perguntei se existia o programa 'OAB Por Elas'. Hoje, com grande eficiência, conseguimos implementar essa iniciativa. Quero expressar minha gratidão à OAB/SC e a todos os advogados pelo empenho. Também gostaria de agradecer à Polícia Militar de Santa Catarina pelo excelente trabalho realizado, em parceria com a Polícia Civil nesta cidade. Desde minha chegada, notei a cooperação notável de todas as instituições aqui em São Lourenço do Oeste. A colaboração do Ministério Público e do Poder Judiciário tem sido fundamental para alcançarmos maior efetividade na prestação de serviços à população. Essa união de esforços é uma característica marcante desta cidade”, completou o delegado titular da delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de São Lourenço do Oeste, Ricardo Maurino Melo.
A sala do projeto "OAB Por Elas", em São Lourenço do Oeste, foi cuidadosamente planejada para garantir um atendimento eficiente e acolhedor às mulheres em situação de violência, na região. Equipada com mesa de atendimento, cadeiras confortáveis, impressora, computador com acesso à internet e até uma mesinha para crianças, o espaço proporciona um ambiente funcional e acolhedor para quem busca auxílio jurídico e apoio emocional. O atendimento no local será realizado por advogadas e advogados voluntários, a partir do registro do Boletim de Ocorrência.
O que é a “OAB Por Elas”?
O projeto "OAB Por Elas" é uma iniciativa estadual que representa um avanço significativo no atendimento às mulheres vítimas de violência em Santa Catarina. Coordenado pelas Comissões de Combate à Violência Doméstica e Direito da Vítima e OAB Por Elas, o programa conta com importantes parceiros, como a Polícia Civil (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e o Poder Judiciário, para garantir uma assistência completa e eficiente.
Iniciado em Balneário Camboriú, em 2018, o sucesso do projeto levou a sua expansão para outras Subseções, incluindo a inauguração na Subseção de Navegantes. A proposta de ampliar o projeto para todas as Subseções foi apresentada durante o 105º Colégio de Presidentes de Subseções da OAB Santa Catarina, evidenciando o compromisso da Ordem em oferecer um suporte integral às mulheres em situação de vulnerabilidade em todo o estado.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC