Dando continuidade à agenda no Meio-oeste catarinense e com o objetivo de continuar a expandir o projeto “OAB Por Elas” por todo o Estado de Santa Catarina, a presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, e o presidente da Subseção de Caçador, Douglas Renan Klabunde, inauguraram a nova sala do projeto, na tarde desta quinta-feira (25).
Localizada na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso – DPCAMI, a sala está equipada e pronta para oferecer amparo gratuito às mulheres em situação de violência no Estado. O espaço conta com uma mesa para atendimentos, impressora, acesso à internet, livros de normas jurídicas e uma área destinada às crianças. O atendimento no local será realizado por advogadas e advogados voluntários(as), a partir do registro do Boletim de Ocorrência. A inauguração ainda foi prestigiada pelo secretário-geral adjunto da OAB/SC, Thiago Degasperin, a vice-presidente da CAASC, Herta de Souza e autoridades de Caçador e região.
"A OAB/SC é uma referência no país, não só com este projeto, mas também na defesa das nossas prerrogativas, na valorização da nossa profissão, no investimento em conhecimento de qualidade a custo zero, e nos escritórios compartilhados, que disponibilizamos para os advogados trabalharem. Muitos me perguntam como conseguimos. A resposta é: compromisso com o dinheiro do advogado. Sabemos como cada real é gasto e investimos com responsabilidade. Este projeto vale muito a pena. Espero que vocês usem esta sala com carinho e saibam ouvir. O trabalho de escuta é extremamente importante. Saiam das suas funções como advogados, coloquem-se no lugar da mulher que vai sentar aqui, das crianças que estarão ali, e ofereçam a melhor orientação jurídica possível, para que possamos tornar nossa sociedade mais humana”, afirmou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“Infelizmente, a violência contra as mulheres dentro das residências ainda apresenta números alarmantes e preocupantes. Assim como em outras cidades, a nova sala, em Caçador, além de apoiar essas mulheres, serve como um exemplo a ser seguido por todo o país. Com o apoio da presidente Cláudia, essa iniciativa se fortalece e adquire ainda mais relevância. Que a sala ‘OAB Por Elas’ se torne um verdadeiro ponto de apoio e esperança para todas as mulheres da região que necessitam de assistência e proteção”, declarou o presidente da Subseção de Caçador, Douglas Renan Klabunde.
“Gostaria de parabenizar o Dr. Marcelo, o Dr. Douglas, todos que tiveram, de alguma forma, participação direta nesse projeto. Tudo isso que está acontecendo aqui não é sobre estrutura, é sobre pessoas, sobre propósito. Pessoas se reúnem e decidem fazer algo dar certo", comentou o secretário-geral adjunto da OAB/SC, Thiago Degasperin.
”A gente já vê essa sementinha em vários locais do país, então é um motivo de muito orgulho. Tem o DNA de Balneário Camboriú, tem o DNA catarinense, a gente precisa se orgulhar. E é por isso que a gente sempre fala, nós somos diferenciados, somos referência nacional e isso aqui é mais uma prova disso”, disse o presidente da CAASC, Juliano Mandelli.
A nova sala do projeto “OAB Por Elas”, na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso – DPCAMI, em Caçador, fica localizada na Rua Porto União, nº 311 – Centro. O telefone disponível para contato é o (49) 3561-5935 / 3561-5936.
Sobre o projeto “OAB Por Elas”
A iniciativa “OAB Por Elas” começou em Balneário Camboriú, em 2018, desde então, tem se expandido para diversas Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil, em Santa Catarina. O sucesso do programa inspirou a presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, a propor sua ampliação para todas as Subseções, durante o 105º Colégio de Presidentes de Subseções da OAB Santa Catarina, realizado em Jaraguá do Sul.
No total, a pedido da OAB Santa Catarina, a Polícia Civil, junto ao Governo do Estado, cedeu 47 salas para a execução do projeto. A realização deste projeto é possível graças à coordenação das Comissões de Combate à Violência Doméstica e Direito da Vítima e “OAB Por Elas”, além da participação de importantes parceiros, como a Polícia Civil (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e o Poder Judiciário.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC