As diretorias da OAB/SC e da CAASC lamentam e comunicam com pesar o falecimento de Marcello Lavenère Machado, presidente do CFOAB (1991-1993). O advogado, referência dentro do mundo jurídico no Brasil, deixa um importante legado atuando diretamente com pautas sociais, direitos humanos e cooperativismo.
O presidente da Seccional, Juliano Mandelli, em nome da advocacia catarinense, externou seus sentimentos à família e aos amigos do advogado e declarou luto oficial de três dias em memória de Lavenère.
Natural de Maceió, Lavenère foi advogado e consultor jurídico, presidente da OAB/AL por dois mandatos consecutivos; presidente do CFOAB (1991-1993) e membro vitalício do Conselho Federal da OAB.
Durante sua trajetória, o advogado se destacou pela defesa da democracia e da justiça social. Marcello Lavenère se tornou nacionalmente conhecido por ter, como presidente do Conselho Federal da OAB, assinado o pedido de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
Também exerceu a docência na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na Universidade de Brasília (UnB) e na Escola Superior do Ministério Público. Além disso, também atuou como procurador do Estado de Alagoas, ex-presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça entre 2003 e 2007 e ex-membro da Comissão de Justiça e Paz da CNBB.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC