A OAB/SC encerrou, nesta quarta-feira (26), a programação do ‘Somos Múltiplas’, um mês dedicado ao fortalecimento e valorização da advocacia feminina. O evento de encerramento, realizado no plenário da Seccional e transmitido pelo Zoom, reuniu advogadas de diferentes regiões para um momento de troca de experiências e reflexão sobre os desafios e conquistas da mulher na profissão.
Ao longo da programação de Março, palestras, workshops e mentorias ofereceram não apenas capacitação técnica, mas também um espaço de acolhimento e conexão entre todas as participantes. A iniciativa, promovida pela Seccional, Comissões, ESA/SC e CAASC, feita por e para mulheres, reafirmou o compromisso da OAB/SC com a equidade de gênero e o protagonismo feminino na advocacia.
“Além da paridade, que possamos ter cada vez mais espaço de escuta ativa, de fala ativa, de participação nas tomadas de decisão, não só nessa Casa, mas na sociedade como um todo”, destacou a vice-presidente da Seccional, Gisele Kravchychyn.
“São ações estruturantes, multiplicadoras e fortalecedoras de iniciativas voltadas, não só para as advogadas, mas para todas as mulheres que lutam e constroem o sistema de justiça nesse Estado”, salientou a diretora de Educação Jurídica da OAB/SC, Helena Pitsica.
“Temos sim a paridade aqui na OAB, conseguimos a cadeira, mas isso não significa que todas nós estamos amparadas. Então, nós precisamos sim trabalhar pela advocacia feminina”, comentou a coordenadora-adjunta das Comissões, Janaína Prazeres.
“É relevante discutirmos a importância das mulheres, da liderança das mulheres e a participação das mulheres em todas as instituições”, reiterou a vice-diretora da ESA/SC, Luciana Nahas.
“Esse trabalho é feito por muitas mãos e é isso que faz com que as coisas aconteçam. Que a gente consiga concretizar mudanças efetivas no dia a dia da nossa advocacia, no nosso”, ressaltou a diretora de saúde da CAASC, Talia Tumelero.