
União, defesa das prerrogativas e fortalecimento da advocacia em Turvo e região marcaram a manhã desta quinta-feira (13), durante a solenidade de posse da diretoria da 48ª Subseção da OAB para o triênio 2025/2027, conduzida pelo presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli. O evento, realizado na Câmara de Vereadores do município, contou com a presença de lideranças do Sistema OAB, autoridades e advogados(as) locais, destacando o comprometimento das novas lideranças em transformar a advocacia.
Para o presidente Juliano Mandelli, o momento representa muito mais que uma solenidade, e sim um compromisso público com a advocacia, com a sociedade e com a justiça. “Estar aqui é muito mais que o ato institucional de tomar posse. Estar aqui, perante colegas, familiares e amigos, é registrar publicamente o seu compromisso e dedicação com a advocacia, e é para isso que servimos, essa é a nossa missão. Desejo à nova diretoria sucesso, força e, principalmente, amor pela causa”, comentou. A defesa intransigente das prerrogativas também foi destaque no discurso do presidente. “O meu recado é simples: não haverá um dia sequer que não estejamos ao lado de vocês. Lutaremos dia após dia por respeito à nossa liberdade profissional, ao nosso exercício diário da profissão em prol da justiça e da sociedade e para que nossa voz seja ouvida”, completou.
O presidente de Turvo, Fábio Visintin, afirmou que o momento representa o início de uma missão responsável e comprometida com a advocacia local. “Hoje é um dia especial, estamos iniciando um novo ciclo, fortalecendo nosso compromisso com a classe, com a sociedade e com a justiça. Eu e toda a minha diretoria assumimos essa missão com responsabilidade, cientes dos desafios que virão, mas também da importância do nosso papel na defesa intransigente das prerrogativas e no fortalecimento da advocacia de Turvo, Meleiro, Jacinto Machado, Timbé do Sul, Ermo e Morro Grande. Juntos, construiremos um futuro ainda mais sólido para nossa Subseção. Agradeço a confiança de todos e todas a mim empregada”, ressaltou.
Sobre a nova diretoria
Estarão à frente da OAB Turvo pelo próximo triênio: Fábio Visintin, presidente; Herick Zanette, vice-presidente; Flávio Manfredini Zanette, secretário-geral; Marilda Alexandre Rovaris, secretária-geral adjunta; Daiana Vieira Neotti, tesoureira.
A tesoureira da CAASC, Lucinara Manenti, representou o presidente da instituição, Pedro Miranda, e empossou os delegados da Subseção: Andressa Ferreira Monteiro e Michel Piazza Rossi.
Em sua fala, a tesoureira da Caixa salientou que somente a união irá proporcionar um triênio de conquistas e transformações. "A OAB/SC e a CAASC são uma só. São instituições que, de sua maneira e seu modo, se completam em um só propósito: servir à advocacia. Presenciar hoje o início de mais um triênio para a Subseção de Turvo é uma alegria, pois teremos a oportunidade de, juntos, fazermos história. É uma honra empossar a nova delegada da CAASC em Turvo, Andressa Ferreira Monteiro. Nosso compromisso é estar sempre ao lado da advocacia, oferecendo suporte, assistência e bem-estar para a classe. Que este novo ciclo seja de muitas conquistas, fortalecimento e valorização”, finalizou.
Ainda na solenidade, foram diplomados os presidentes das comissões temáticas e demais cargos nomeados da Subseção: Patricia Velho da Silva, representante do Tribunal de Ética e Disciplina da Subseção; Maria Eduarda de Luca Cirimbelli, representante da ESA da Subseção; Alexandre Bardini da Ré, procurador da Subseção de Turvo; Eliandra Cesário da Rosa, coordenadora-geral das Comissões da Subseção de Turvo; Diego Luzietti, presidente da Comissão de Prerrogativas e Fiscalização da Subseção; Edson Parol da Silva, membro da Comissão de Prerrogativas e Fiscalização da Subseção; Marlon André Abatti, presidente da Comissão de Ética e Disciplina da Subseção; Lucimar dos Santos Martins e Marco Antônio Tommasi, membros da Comissão de Ética e Disciplina da Subseção; Rudimar Pessoa Fraga, presidente da Comissão da Jovem Advocacia da Subseção; Cínthia Dal Pont, membra da Comissão da Jovem Advocacia da Subseção; Giselle Longaretti Souza, presidente da Comissão da Mulher Advogada da Subseção; Géssica Patrício Zanatta, membra da Comissão da Mulher Advogada da Subseção; Fernanda Sartor, presidente da Comissão OAB Vai à Escola da Subseção; Herick Zanette, membro da Comissão OAB Vai à Escola da Subseção; Matheus Scrabelot, presidente da Comissão de Esportes e Eventos da Subseção; Pedro Henrique de Stéfani, membro da Comissão de Esportes e Eventos da Subseção; Tiago Burigo, presidente da Comissão de Direito Constitucional, do Trabalho e Previdenciário da Subseção; Lucas Joaquim e Josiane Pazini, membros da Comissão de Direito Constitucional, do Trabalho e Previdenciário da Subseção; Thiago Silva Simon, presidente da Comissão de Direito Administrativo e Ambiental da Subseção; Rubiane de Aguiar, membra da Comissão de Direito Administrativo e Ambiental da Subseção; Vinicius Cechinel, presidente da Comissão de Direito Empresarial, Civil e Tributário da Subseção; Monia Angeloni e Elizangela Cândido, membras da Comissão de Direito Empresarial, Civil e Tributário da Subseção; Renan Crepaldi, presidente da Comissão de Direito Penal e Tribunal do Júri da Subseção; e Matheus Scarabelot, membro da Comissão de Direito Penal e Tribunal do Júri da Subseção.
Medalha Florisvaldo Diniz
Após a diplomação de posse, a noite foi finalizada em um momento de reconhecimento. O advogado e ex-presidente da Subseção (triênio 2022/2024), Geraldo Machado Cota Junior, foi agraciado com a medalha Florisvaldo Diniz, uma forma de agradecimento e reconhecimento pelos serviços prestados à advocacia catarinense. A honraria foi entregue à advogada e também ex-presidente da Subseção, Patrícia Velho da Silva, que representou o homenageado.
Em uma mensagem lida aos presentes, enviada pelo homenageado, o advogado destacou que o triênio à frente da Subseção ficará sempre marcado para a advocacia de Turvo e de toda a região. "Agradeço a todos que estiveram comigo nestes três anos: diretoria, CAASC, coordenadores, enfim, todos que levantaram as bandeiras da advocacia em diversas trincheiras. Esses três anos ficarão marcados não apenas para mim, mas também para a nossa região. Os desafios foram muitos e, graças a Deus, chegamos ao final da gestão navegando em águas tranquilas. Desejo à nova diretoria total sucesso", reiterou.
A advogada Patrícia Velho destacou a felicidade e honra de poder representar seu colega neste momento tão ímpar. “Receber esta honraria em nome do Dr. Geraldo Machado Cota Junior é um privilégio que carrego com imensa gratidão. Quando estive à frente da Subseção, ao final de minha gestão, recebi minha medalha Florisvaldo Diniz das mãos do Dr. Geraldo, que iniciava seu triênio. Hoje, poder reviver este momento representando meu colega de Ordem é uma grande emoção. Sua dedicação e compromisso com a advocacia catarinense são inegáveis, e esta medalha simboliza o reconhecimento de um trabalho pautado na ética, na valorização da classe e na defesa intransigente das nossas prerrogativas. Que este momento sirva de inspiração para todos nós, reafirmando a importância do trabalho coletivo e do espírito de união dentro da nossa Ordem”, ressaltou.
Presenças: Caroline Rasmussen, secretária-geral adjunta da OAB/SC; Monica Costa Caldeira, presidente OAB Sombrio; Heriberto Schmidt, prefeito de Turvo; Anderson Scardueli, prefeito de Meleiro; Rogério Dagostin, presidente da Câmara de Vereadores de Turvo; juiz Manoel Donisete de Souza, diretor do Foro da Comarca de Turvo; juíza Helena Vonsovicz Zeglin, diretora do Foro da Comarca de Meleiro; Cláudio Everson Guesser, promotor da Segunda Promotoria de Justiça de Turvo; e Iara Klock Campos, promotora da Promotoria de Justiça de Meleiro.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC