Sustentação oral e bons argumentos. Assim ocorreu o 'Júri Simulado', realizado pela OAB/SC, por meio das Comissões da Jovem Advocacia, Tribunal do Júri e Acadêmicos de Direito, nesta quarta-feira (4), no Auditório da Seccional, em Florianópolis. A presidente, Cláudia Prudêncio, conduziu a cerimônia de abertura, com os respectivos presidentes das Comissões envolvidas.
O evento teve como objetivo recriar a estrutura de um julgamento real, no qual estudantes e profissionais desempenham os papéis de juiz, promotor, defensor, réu e jurados. O caso fictício foi analisado durante a simulação, com apresentação dos depoimentos e debates de acusação e também defesa. O evento pode oferecer uma experiência prática única do ambiente judicial, proporcionando o aprimoramento das habilidades argumentativas.
Profissionais da advocacia e servidores públicos também participaram do evento. Desempenhando o papel de juiz, a juíza do TJSC, Cintia Ranzi, esteve presente. O promotor Andrey Cunha Amorim atuou como membro do MPSC. Priscilla Franco Amorim foi Assistente de Acusação. Na defesa tivemos a defensora pública Fernanda Mambrini Rudolfo e a advogada Márcia de Moura Irigonhê. Os membros da Comissão da Jovem Advocacia e Comissão Acadêmicos da OAB/SC atuaram como jurados e testemunhas.
"Tivemos aqui hoje mais um grandioso evento realizado na Seccional. O 'Júri Simulado' busca qualificar da melhor forma os acadêmicos e jovens advogados. A advocacia é uma profissão que exige profissionais sempre muito bem atualizados, e é isso que propusemos aqui, no dia de hoje", ressaltou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
"Feliz com a participação dos servidores, profissionais, jovens advogados e também acadêmicos do Direito. Nossa comissão preparou este evento com muito carinho, para que todos pudessem aproveitar da melhor forma. Foi muito bom participar e compartilhar com todos o conhecimento apresentado aqui hoje", comentou Isadora Barth.
"Tivemos aqui hoje um caso prático que certamente contribuiu bastante na construção do conhecimento dos participantes. Apesar de não ser real, são situações e um desenrolar que podem ocorrer nos tribunais durante o cotidiano e o(a) advogado(a) precisa estar preparado(a). Essa troca de experiência é fundamental para que todos desenvolvam suas habilidades técnicas, qualifiquem-se e atendam da melhor forma a sociedade", pontuou Matheus Menna, presidente da Comissão do Tribunal do Júri da OAB/SC.
“Um grande evento realizado pela Seccional, através dessa parceria entre todas essas comissões. Fico feliz pela iniciativa de proporcionar capacitação aos jovens advogados e também os acadêmicos, visto que em breve, num futuro próximo, seremos nós que estaremos ocupando aqueles cargos, garantindo os direitos das pessoas, na sociedade. Certamente, muito aprendizado e bons insights compartilhados aqui hoje", destacou Yasmin Bairros, presidente da Comissão Acadêmicos do Direito.
O evento disponibilizará um certificado com carga horária de 4 horas/aula, disponível no site da OAB/SC, a partir de 15 dias úteis após o evento, podendo ser retirado aqui. O evento teve apoio da ESA - Escola Superior de Advocacia de Santa Catarina e CAASC.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC