A OAB Santa Catarina segue com seu compromisso de estar mais próxima de todas as Subseções e realizou nesta terça-feira (02/05) o Colégio Regional de Presidentes das Subseções da Região Sul.
Sediado em Garopaba, o encontro debateu uma série de soluções para as demandas locais com lideranças da advocacia regional.
O Colégio foi conduzido pela presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, que ressaltou a importância de ouvir e conhecer mais as demandas de cada local. “Esse é um momento de mais proximidade para tratarmos de forma produtiva do problema de cada região, sem dúvida saímos muito maiores que entramos, com mais soluções e discussões por melhorias da nossa advocacia do Sul”.
“O dia de hoje é de muita alegria, temos a honra de receber a bancada Sul aqui em nossa casa. Gostaria de agradecer a todos que nos ajudam para que tudo seja possível e para que possamos discutir ideias e soluções para a advocacia de Santa Catarina”, destacou a presidente da Subseção de Garopaba, Natascha Pause.
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Juliano Mandelli, reafirmou o apoio da Instituição à região Sul e à advocacia do Estado. "Esse é um Colégio no qual podemos ficar mais próximos, em que debatemos as demandas locais de forma mais pontual. Queria aqui reafirmar que a CAASC está sempre à disposição de vocês e relembrar que estamos com a nossa Campanha de Vacinação 2023 a todo o vapor, pedindo aqui o apoio e a participação de todos vocês”.
A vice-coordenadora-geral das comissões, Lidiane Feijó, apresentou os números conquistados pelas comissões temáticas da Seccional catarinense. “Nossos eventos estão com números grandiosos, graças à colaboração de todos os advogados e advogadas do Estado. Estamos com 110 comissões estaduais, mais de cinco mil membros inscritos e participantes nessas comissões, além do marco de 13 mil presenças em eventos presenciais. Agradecemos a todos pela presença e divulgação em nossas ações”.
“Gostaria de agradecer a todos pelas parcerias que a ESA/SC tem conquistado em nossos eventos e cursos. Sabemos que o conhecimento é uma das grandes prioridades da atual gestão da OAB/SC, conduzida por nossa presidente Cláudia e, por isso, seguimos trabalhando arduamente. Ainda, gostaria de frisar que a ESA/SC está de portas abertas para o que for necessário”, afirmou o diretor-geral da ESA/SC, Douglas Anderson Dal Monte.
Pautas
Durante toda a tarde, foi apresentada uma série de propostas para contribuir com a atuação e melhorar a rotina de trabalho da advocacia, o que reforçou a demonstração da união dos advogados e advogadas e das lideranças locais em defesa dos interesses e do fortalecimento do exercício profissional.
Dentre elas, a proposição nº 5, exposta pela presidente da Subseção de Sombrio, Mônica Costa Caldeira e apresentada pelo presidente da Comissão de Acesso à Justiça, Cassiano Stark, o presidente da Comissão de Assuntos Prisionais, Willian Shinzato e o coordenador de relacionamento com o Tribunal da Justiça de Santa Catarina, Alexandre Evangelista.
A proposição sugere a ampliação da regionalização dos plantões referentes às prisões em flagrante nas delegacias de polícia, bem como nas audiências de custódia e melhoria da comunicação entre a advocacia e os servidores responsáveis pelos plantões.
Participaram da reunião: representantes das Subseções de Garopaba, Criciúma, Turvo, Tubarão, Laguna, Araranguá, Sombrio, Orleans e Imbituba. Também estiveram no encontro: o tesoureiro da Seccional, Rafael Búrigo; a tesoureira-adjunta da OAB/SC, Caroline Rasmussen; a vice-presidente da CAASC, Herta de Souza; o tesoureiro da CAASC, Erivelton Fileti, o presidente da Comissão de Acesso à Justiça da OAB/SC, Cassiano Starck; o presidente da Comissão de Prerrogativas e Defesa dos Honorários, Marcelo Peregrino (remoto); a conselheira estadual Vanessa Barcelos; o presidente da Comissão de Assuntos Prisionais, Wiliam Shinzato; e o coordenador de relacionamentos com a Justiça Federal, Jorge Mazera (remoto).
Assessoria de Comunicação da OAB/SC