Nesta quarta (18), a OAB Santa Catarina realizou mais um importante avanço para a advocacia catarinense. A presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, esteve em São Pedro de Alcântara para a inauguração da nova Sala de Apoio à Advocacia, no Complexo Penitenciário do Estado (COPE), cumprindo um compromisso assumido com a advocacia criminal catarinense. A nova sala visa a proporcionar melhores condições de trabalho aos advogados e advogadas que atuam no local, oferecendo um espaço adequado para o atendimento de seus clientes e o desempenho de suas funções com privacidade e segurança.
A cerimônia de inauguração reuniu autoridades locais, presidentes de Subseções e Comissões, diretoria da SAP, da Polícia Penal e advogados(as) da região, destacando a importância do espaço para o fortalecimento da atuação da advocacia.
“Sabemos dos desafios enfrentados pelos(as) nossos(as) advogados(as) que trabalham na área criminal, especialmente em locais como este, onde o exercício da advocacia requer um ambiente adequado para garantir o sigilo, a privacidade e a segurança no atendimento aos clientes. A nova sala vem justamente para atender a essa necessidade, proporcionando um espaço digno, que respeita as prerrogativas da advocacia e assegura condições apropriadas para o pleno desempenho das nossas funções. Tivemos uma excelente interlocução da gestão OAB/SC com o Governo de SC, Tribunal de Justiça de SC, Tribunal de Contas de SC, Ministério Público, mostramos as necessidades e deu certo, os números estão aí mostrando que entregamos aquilo que nós prometemos”, destacou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
”Gostaria, em nome do Departamento de Polícia Penal, de agradecer a todo o empenho do Marcos e a equipe deles. A gente acompanhou o dia a dia deles, o sofrimento que foi para conseguir os recursos e executar essa obra tão importante para que essa harmonia entre a OAB e o Departamento de Polícia Penal dessem sequência, pois temos um objetivo comum”, ressaltou o Diretor-geral adjunto da Polícia Penal, Roberval Ferraz.
“Esse ano a gente conseguiu algumas vitórias importantes, depois de 20 anos conseguimos o alvará sanitário, de farmácia e da água. Então, isso para nós são vitórias simples, mas são muito importantes. A gente tem coragem e procura executar o que é dado. Aqui missão dada é missão cumprida!”, destacou o Diretor do Complexo Penitenciário do Estado, Marcos Roberto de Souza.
”Gostaria de agradecer ao secretário, ao nosso Governador de Estado, Jorginho Mello, por ter realmente aceito e recebido esse apelo da advocacia josefense e com a articulação da nossa presidente e de toda a sua equipe, conseguiu hoje estar entregando para os(as) advogados(as) criminalistas de São José esse belo espaço, que vai também acolher os(as) advogados(as) criminalistas aqui do nosso município. Então, muito obrigado, em nome de todos(as) os(as) advogados(as) de São José”, afirmou o presidente da Subseção de São José, Pedro Ferrari.
”Efetivamente, é um momento histórico! Essas entregas simbolizam a união da Polícia Penal com a advocacia, em prol do bem comum. O que nos une nesse momento são melhores condições de trabalho, dignidade para a advocacia, melhoria de espaço, tanto para a Polícia Penal, para os envolvidos, quanto para a advocacia. Isso é histórico e tem que ser exemplo para todo o estado de Santa Catarina, porque, efetivamente, no dia a dia, na luta, todos nós queremos a mesma coisa que é vir aqui, trabalhar, ser bem atendido de forma recíproca”, ressaltou o presidente da CAASC, Juliano Mandelli.
"Presidente, assim que assumimos, conversamos com a Sra. para solicitar essa sala da OAB aqui em São Pedro de Alcântara. Era um desafio maior devido à estrutura do local. Foi necessária uma força-tarefa para conquistar esse espaço, pois não foi fácil. A distância e as adaptações exigidas tornaram tudo mais complicado. No entanto, essa sala será de grande valor para proporcionar mais conforto aos(às) advogados(as) que a utilizarem", destacou o secretário da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina, Carlos Alves.
”Essa iniciativa, somada à OAB/SC apoiando a todo os pleitos, é algo que engrandece a profissão. Nós estamos aqui, temos o total respeito por parte da Polícia Penal, aliás, por parte de todos os órgãos, temos uma estrutura, certamente nunca tivemos um espaço que dignificasse tanto a profissão da advocacia. E isso é uma vitória que realmente nos emociona”, afirmou o presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da OAB/SC, Wiliam Shinzato.
Sobre a estrutura
A nova Sala de Apoio à Advocacia da OAB/SC, no Complexo Penitenciário do Estado, foi projetada para oferecer um ambiente confortável e funcional para advogados e advogadas que atuam no local. A estrutura conta com poltronas e sofá, mesa com computador com acesso à internet e impressora para atender às necessidades administrativas.
O novo espaço da Sala de Apoio à Advocacia está localizado na Rua Adriano Enning, s/n - Santa Tereza, São Pedro de Alcântara.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC