A Seccional catarinense prestigiou, na tarde desta terça-feira (15), a Solenidade de Inauguração do Novo Auditório da Academia Judicial: Jurista Paulo Henrique Blasi. O espaço fica localizado no Salão do Júri do Fórum do Norte da Ilha - Unidade UFSC. A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, esteve presente prestigiando a solenidade, junto de Rafael de Assis Horn, vice-presidente do CFOAB, Juliano Mandelli, presidente da CAASC e magistrados e servidores do TJSC.
O local conta com o nome do advogado, professor, ex-presidente da OAB/SC (1989 e 1991) e fundador da ESA/SC, Paulo Henrique Blasi, cujo legado na advocacia serve de inspiração para muitos. A ocasião contou com o descerramento da placa de inauguração, realizada pelo filho do homenageado, o desembargador e ex-presidente do TJSC, João Henrique Blasi e pela esposa do Dr. Paulo, Luiza Helena Machado Blasi. O novo espaço da Academia Judicial foi todo remodelado internamente, com instalação de um novo sistema de condicionamento de ar e infraestrutura com instalação de sistemas audiovisuais e inclusão de painel de LED para a projeção de imagens. O local passa a ser um auditório modelo, moderno e tecnológico, com capacidade para acomodação de 174 pessoas.
"Essa inauguração é muito mais que a abertura de um novo espaço, é também um reconhecimento de toda uma trajetória, trilhada com muito amor, dedicação e ética, pelo Dr. Paulo Henrique Blasi, cujo legado é algo que deve ser sempre eternizado. A inauguração do espaço, representa a força de uma comunidade que é sempre grata a todos e todas que nos possibilitaram hoje, estarmos aqui, trabalhando em prol da Justiça de Santa Catarina. Deixo aqui meu carinho e agradecimento pelo convite, na pessoa do desembargador João Henrique Blasi e da querida Luiza Helena Machado Blasi. Que aqui possam ser realizados eventos incríveis, regados de muito conhecimento e aprendizagem. Parabéns ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina e parabéns à Academia Judicial", destacou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“Ter esse espaço agora de produção do conhecimento jurídico, ter esse espaço de celebração, de celebração do pensamento jurídico, de celebração da inteligência, de celebração da liberdade de pensar, de celebração daquilo que o Direito tem que representar, daquilo que o estado democrático de direito representa é a grande homenagem que se faz a homens como Paulo Henrique Blasi. Muito obrigado”, ressaltou o presidente do TJSC, desembargador Francisco de Oliveira Neto.
"Atender bem e sempre melhor o cidadão tem sido um propósito e uma meta permanente da administração do Poder Judiciário em Santa Catarina e também da Academia Judicial. Em gestões que se sucedem com a continuidade de bons projetos e ações que repelem o simples continuísmo improdutivo, o Tribunal e a Academia fornecem um exemplo a ser seguido. Prova disso, estamos testemunhando, neste momento. A ideia de transformação desse espaço, até então ocioso, em um moderno auditório, partiu do desembargador, Luiz Antônio Zanini Fornerolli, então diretor da Academia, e contou com o apoio da presidência do Tribunal e de toda a Corte na gestão passada", ressaltou o Diretor-Executivo da Academia Judicial do TJSC, desembargador Luiz Felipe Schuch.
“Este auditório e esta solenidade sintetizam a vida profissional do homenageado, que em sua vida teve duas vertentes, ou duas dimensões, vocações: A advocacia, onde militou, por pouco mais de 50 anos e o magistério, onde esteve por mais de 40 anos. E nesse entremeio, exercendo funções públicas de relevo, como Procurador-Geral do Estado, que à época respondia também pela Procuradoria-Geral de Justiça, secretário de justiça, secretário da administração e secretário da educação. Esse é um espaço privilegiado em um Fórum, que é o local por excelência da atuação do advogado”, comentou o filho do homenageado, desembargador João Henrique Blasi.
O novo Auditório da Academia Judicial fica localizado na SC 401 - Rodovia José Carlos Daux, 4190, Edifício High Tech Business Center, 3º andar, Torre A, no bairro Saco Grande, no Norte da Ilha de Florianópolis.
Sobre Paulo Henrique Blasi
Paulo Henrique Blasi, nascido em Campos Novos, formou-se em Direito em 1957, pela Faculdade de Direito de Santa Catarina, onde foi professor de Direito Administrativo, desde 1957. Em 1955, foi admitido como consultor jurídico do Estado de Santa Catarina, lugar em que exerceu os cargos de procurador-geral (1959-60), Secretário de Estado da Justiça (1958), Secretário da Administração (1972) e da Educação (1973-74). Ocupou, também, as funções de juiz do TRE/SC, conselheiro estadual e federal da OAB e presidente da OAB/SC (1989-91). Durante sua gestão, foi criada a Escola Superior de Advocacia, destinada ao aperfeiçoamento de advogados.
Foi um dos pioneiros da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde se dedicou ao magistério do ensino superior, e foi responsável pela consolidação do Programa de Pós-Graduação em Direito, a partir de 1974. Recebeu muitos prêmios, como a Ordem do Mérito Judiciário do TJSC, a Medalha João Baptista Bonnassis da OAB/SC e o Troféu Jurista Clóvis Bevilacqua. Em 2008, recebeu homenagem do desembargador Volnei Ivo Carlin, com o lançamento da obra “Grandes Temas de Direito Administrativo”, que deixou evidenciado o respeito que lhe devotava a magistratura catarinense.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC