Nesta segunda-feira (27), a OAB Santa Catarina fez a entrega da maior honraria da advocacia catarinense, a medalha João Batista Bonnassis, ao advogado Carlos Adauto Vieira (in memoriam) – fundador e ex-presidente da Subseção de Joinville. A cerimônia foi conduzida pela presidente da Seccional catarinense, Cláudia Prudêncio.
Carlos Adauto Vieira teve participação na Ordem dos Advogados do Brasil como fundador da Subseção da OAB em Joinville, ocupou também os cargos de presidente daquela Subseção, conselheiro estadual e federal, sendo um dos autores da tese que se consolidou no artigo 133 da Constituição Federal, que reconheceu a advocacia como essencial à administração da Justiça. Na ocasião, o homenageado foi representado por sua esposa, Márcia Otília Moritz e por seu filho, Carlos Adauto.
“Somos gratos a todos que nos antecederam e desbravaram o caminho que hoje trilhamos, com avanços em defesa da nossa classe. Celebrar a memória da advocacia é resgatar grandes histórias, fundamental para o nosso crescimento”, afirmou Cláudia Prudêncio.
“Estamos homenageando nosso saudoso amigo e irmão de Ordem, que muito fez pela advocacia. O mesmo contribuiu de forma histórica para que todos os advogados brasileiros pudessem exercer a profissão com plenitude”, enfatizou o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Rafael Horn.
“O Carlos Adauto possui em seu currículo 66 anos de história na advocacia, não somente pelo tempo, mas pela qualidade. Com envolvimentos em vários locais e entidades. Um dos advogados mais importantes na criação da nossa biblioteca em Joinville. Um incentivador da leitura. O legado que ele deixa para advocacia brasileira é enorme”, destacou o presidente da Subseção de Joinville, Óliver Jander Costa Pereira.
Sobre a medalha
A mais alta honraria concedida pela Seccional existe desde 1992 e leva o nome do advogado João Baptista Bonnassis, que presidiu a Seccional catarinense em plena ditadura, entre os anos de 1957 e 1970 e chegou a compartilhar escritório de advocacia com outros dois ex-presidentes da Seccional – Nereu Ramos e Aderbal Ramos da Silva. Considerado brilhante profissional por toda a comunidade jurídica, Bonnassis foi professor de Direito, Administração e Economia da UFSC e da Udesc. Sua importância para a história da advocacia catarinense está eternizada também na Biblioteca da OAB/SC, que leva seu nome.
Carlos Adauto Vieira
Nascido em 26 de março de 1933, na cidade de Lages/SC, Carlos Adauto era pai de quatro filhos, graduado em Direito e iniciou os serviços de advocacia em Joinville, além de ter sido presidente, o fundador da Associação Joinvilense de Advogados e da Subseção da OAB em Joinville.
Carlos Adauto também foi o criador da Escola Superior de Advocacia de Santa Catarina (ESA/SC) e o cofundador do Instituto Cultural Brasil-Alemanha, além disso, presidiu o Conselho Municipal de Cultura de Joinville, por 16 anos.
Unanimidade
A homenagem é resultado da aprovação por aclamação e unanimidade da proposta de outorga da comenda, durante reunião do Conselho Pleno da Seccional de Santa Catarina. A proposição teve como relator o conselheiro estadual da OAB/SC, Rafael Piva Neves.
Participaram do evento, o desembargador Roberto Leppero; o membro honorário vitalício da OAB Santa Catarina, Paulo Brincas; a conselheira federal e ex-presidente da Subseção de Joinville, Maria de Lourdes Bello Zimath (“Tuty”); o presidente da CAASC, Juliano Mandelli; membros da diretoria da Subseção de Joinville; familiares e amigos do advogado homenageado, Carlos Adauto Vieira.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC