A agenda da OAB Santa Catarina segue por algumas localidades do Estado. Nesta quarta-feira (29), a presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, esteve presente na solenidade de inauguração da Vara Estadual de Execuções de Penas de Multa da Comarca de Curitibanos, na Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos. A Vara será responsável por processar e julgar as ações de Execução de Pena de Multa, ajuizadas em todo o território de Santa Catarina. Com a instalação da nova unidade judiciária, Curitibanos deixa de ser comarca de entrância final para ser comarca de entrância especial.
“Essa inauguração reafirma o compromisso do Poder Judiciário com a população catarinense. A instalação da Vara de Execução na região vai dar mais celeridade à Justiça no Estado. A inauguração apenas reafirma a nossa parceria e excelente interlocução com o TJSC e o Governo do Estado, que sempre têm um olhar atento e sensível às demandas da advocacia. Nós estamos juntos, entre todos os poderes, trazendo mais varas, mais servidores e mais juízes para nosso Estado”, destacou Cláudia.
Na sequência, a dirigente reafirmou o compromisso da entidade com o Poder Judiciário. “Agradeço, como presidente da Ordem, por esse olhar humanizado com toda a advocacia catarinense, mas, principalmente, com nossos jurisdicionados, que são os que mais necessitam de nossa atenção”, destacou.
O governador de Santa Catarina, presente no evento, Jorginho Mello, falou do privilégio de estar na região de Curitibanos para inaugurar a vara estadual. “Só trabalho, coragem e luta dignificam o homem. Tenho muito orgulho de ser governador de Santa Catarina e do que é feito neste Estado. Tenho certeza que o trabalho realizado aqui nesta vara contribuirá e muito para todo o caminhar do Judiciário catarinense, que é tão importante para a sociedade”, enalteceu.
“A inauguração dessa nova repartição é uma grande comemoração para a Justiça e para a advocacia de Curitibanos. A Subseção fica extremamente feliz com esse novo local de união de trabalho entre a Justiça e os(as) advogados(as) que irão frequentar o espaço”, ressaltou o presidente da Subseção de Curitibanos, Carlos Leonardo Salvadori Didoné.
O local de atuação do judiciário inaugurado contará com procedimento judicial 100% eletrônico, cartório próprio e estrutura física e de pessoal.
“A vara estadual começa seu trabalho a partir de hoje, com mais de 19 mil registros de processos, de inúmeras varas criminais do Estado de Santa Catarina. O trabalho que será feito aqui irá funcionar de forma muito avançada, com inteligência artificial, que irá propiciar a agilização de procedimentos judiciais”, ressaltou João Henrique Blasi, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
Ainda, o presidente do TJSC, João Henrique Blasi, anunciou na ocasião a construção do novo Fórum de Curitibanos, com investimento de R$ 38 milhões, que além de abrigar todas as varas e o Ministério Público, abarcará também uma sala da OAB/SC.
Agora, os processos definidos em tramitação ou suspensos nas outras unidades judiciárias do Estado, com competência criminal e/ou de execuções penais, serão redistribuídos ao juiz de direito da nova vara.
Estiveram presentes na solenidade: o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello; o defensor público-geral de Santa Catarina, Renan Soares de Souza; o diretor-geral da PCSC, Ulisses Gabriel; o secretário de administração prisional de Santa Catarina, Edenilson Schelbauer; o prefeito de Curitibanos, Kleberson Luciano Lima; Mônica do Rego Barros Grisólia, juíza diretora do foro de Curitibanos; além de representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, e líderes da advocacia local.
Café e conversa com a presidente
Ao fim da tarde, a presidente da Seccional Catarinense esteve na sede da Subseção de Curitibanos para um bate-papo com os advogados e diretoria.
“A OAB/SC tem como planejamento estar cada vez mais próxima da advocacia do nosso Estado, por isso entre uma agenda de compromissos e outra, tentamos estar presentes para uma conversa e troca de ideias com os profissionais, que são importantes para a união da Seccional com suas Subseções e com os(as) advogados(as)”, destacou a presidente Cláudia Prudêncio.
“Queremos que a nossa Subseção e os advogados que estão inseridos nela, vejam na Seccional, por meio de nossa presidente Cláudia Prudêncio, o trabalho que é feito a nível estadual por melhorias constantes no exercício da profissão e que essa troca de ideias favoreça o contato ainda mais próximo de todos”, destacou o presidente da Subseção de Curitibanos, Carlos Leonardo Salvadori Didoné.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC