A Seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio das Comissões de Igualdade Racial e Comissão da Mulher Advogada, realiza, no dia 24 de julho, o evento 'Inspiração: Celebrando a força e a resiliência das Mulheres Negras'. O encontro será no Plenário da OAB/SC, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
O encontro tem o objetivo de homenagear e valorizar a influência das mulheres negras, afro-latinas e caribenhas, além de reconhecer o Dia Internacional da Mulher Afro-latina e Caribenha, celebrado em 25 de julho. A ideia visa, ainda, a educar a comunidade, ampliar a visibilidade das conquistas das mulheres negras e inspirar futuras gerações. A oportunidade propõe criar um ambiente de reflexão e apoio, fortalecendo as redes comunitárias e incentivando uma compreensão mais profunda da diversidade e da inclusão.
O evento será dividido em 3 momentos, com diferentes temáticas, com as convidadas: Leslie Chaves, doutora em Ciências da Comunicação; Daíra Andréa de Jesus, advogada e secretária-geral adjunta da Subseção de Brusque e Carol Fernandes, repórter da NSCTV. Após a apresentação de todas, será aberta uma sessão de Perguntas e Respostas para interação com o público e mediação. Confira a programação completa aqui.
“Além de compartilhar experiências, temos aqui a oportunidade de discutir e entender mais sobre os desafios enfrentados pelas mulheres negras e afro-latinas. É necessário união para que possamos construir juntas um futuro melhor, mais justo e igualitário para todas. Mais uma grande realização de nossas Comissões de Igualdade Racial e da Mulher Advogada que seguem o compromisso da Ordem em fazer a diferença”, afirma Cláudia Prudêncio, presidente da OAB/SC.
"Precisamos cada vez mais reconhecer e valorizar a rica herança cultural e a contribuição das mulheres negras afro-latinas e caribenhas na sociedade brasileira, ressaltando seu papel fundamental como agentes de mudança e incentivar uma compreensão mais profunda de diversidade e inclusão em que estão inseridas", explica Marcia Lamego, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SC.
"O evento de hoje provoca uma profunda reflexão a respeito do lugar de ocupação das mulheres, em especial as mulheres negras, afro-latinas e caribenhas. Que todas as mulheres possam ser respeitadas e tenham seus direitos cumpridos. Feliz que a nossa comissão possa também participar deste evento. Muito aprendizado e conhecimento serão compartilhados", ressalta Karen De Pauli Nascimento, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SC.
O evento disponibilizará ainda um certificado com carga horária de 3 horas, disponível no site da OAB/SC, a partir de 15 dias úteis.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC