A noite desta terça-feira (14) deu início ao XVIII Congresso de Direito da UFSC, evento que é referência nacionalmente e que é conhecido por ser o maior congresso gratuito de Direito do Brasil e da América Latina, realizado pela Universidade. O Congresso conta com o apoio da OAB Santa Catarina, em mais um ano. A presidente da Ordem catarinense, Cláudia Prudêncio, compôs a mesa solene de convidados na abertura do Congresso, realizada no Auditório Garapuvu, no Centro de Eventos e Cultura da UFSC.
O Congresso, que é organizado inteiramente por estudantes, é voltado a graduandos, mestrandos, doutorandos, docentes, técnicos administrativos, doutrinadores, bem como demais juristas.
"Me sinto muito honrada, em mais um ano, poder estar aqui, representando a minha instituição, que sou apaixonada e representando os 72 mil advogados e advogadas catarinenses, os quais todos os dias, me comprometo em realizar e trabalhar pelo melhor. Como presidente de Ordem, eu acredito que o conhecimento nos abre portas e nos dá grandes oportunidades. Em nossa Seccional, temos o compromisso, o qual vem sendo cumprido com excelência, de realizar grandes eventos de conhecimento a todas as regiões de nosso Estado e é nessa premissa, que seguimos também no apoio de grandes eventos, como o tradicional Congresso de Direito da UFSC. Gostaria de parabenizar a todos e todas que fazem este momento acontecer, certa de que, novamente, será mais um grande sucesso", destacou a presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio.
"É na Universidade Pública que ocorre a pesquisa do desenvolvimento científico e tecnológico Nacional e Internacional. É na Universidade Pública que acontece a produção da ciência e tecnologia. É na Universidade Pública que acontece a formação dos mais qualificados quadros para a nossa sociedade. Então, um Congresso, dessa natureza é fundamental para a qualificação, para a formação de nossos estudantes do curso de Direito. São esses congressos realmente que fazem com que ampliemos cada vez mais a nossa universidade, o ensino, a pesquisa e a extensão", enfatizou o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza.
"Temos um carinho muito grande pela UFSC. Uma instituição da qual nós todos nos orgulhamos como catarinenses e que se renova a cada período. A nossa Faculdade do Direito, que é a mais antiga de todas, e por isso mesmo, nós temos ainda um orgulho maior", ressaltou o Procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, representando o Governador do Estado, Jorginho Mello.
Após a cerimônia que deu início oficialmente ao Congresso, foi realizada a Palestra de Abertura com o Ex-Ministro da Justiça e Ex-Advogado Geral da União, José Eduardo Cardozo, que conduziu o tema “As Crises do Estado Democrático de Direito”.
Programação e palestrantes
A programação do XVIII Congresso Catarinense de Direito da UFSC segue até dia 17 de maio. Serão ao todo quatro dias de palestras, workshops , mostra de pesquisa, entre outras atividades ministradas por juristas e autoridades do ramo jurídico, com discussão de temas atuais e de destaque.
Dentre os importantes palestrantes que farão parte da programação, estão a Coordenadora-geral de Assuntos Internacionais e Judiciais do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Manuelita Hermes Rosa; a Ministra do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Delaíde Miranda Arantes; o Juiz de Direito do TJSC, Alexandre Morais da Rosa; o Relator-Geral da Comissão de Juristas do Senado, Eugênio Pacelli; o Procurador da Fazenda Nacional, José Levi Mello e diversos outros.
Durante os dias de evento serão abordados temas nas áreas de: Direito Constitucional; Processo Civil; Direito e Tecnologia; Direito do Trabalho; Direito Penal; Direito Tributário Processual; Direito Civil e Imobiliário; Direito Tributário; Teoria Crítica do Direito; Direito Penal Econômico e Direito Administrativo.
O XVII Congresso Catarinense de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma iniciativa do Centro Acadêmico XI de Fevereiro (CAXIF), do curso de Direito da UFSC, e reúne anualmente milhares de participantes, de todas as regiões do País, e, principalmente, da região Sul.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC