Representando o presidente da OAB/SC, Paulo Borba, o vice-presidente, Márcio Vicari, empossou nesta sexta-feira, dia 9 de abril, os integrantes do I Tribunal de Ética e Disciplina da Seccional, que abrange as cidades Florianópolis, Balneário Camboriú, Tijucas, Itapema, Itajaí, Biguaçu, Palhoça, São José, Balneário Piçarras e Navegantes, que tem como presidente Adilson Alexandre Simas, como vice-presidente João José da Costa e como secretário: Fábio Cadilhe do Nascimento.
Os membros titulares são Adilson Alexandre Simas, Aldino Ângelo Trombeta, Alexandre Dorta Canella, Alfredo da Silva Junior, Cândido Zimmermann Damásio, Charles Bittencourt Vieira, Domingos Afonso Kriger Filho, Eloar Antônio Lenzi, Francisco Emmanuel Campos Ferreira, João Arioli Mussi, João José da Costa, José Carlos Castro, Linésio Laus Júnior, Luiz Carlos Ely Filho, Marcos José Campos Cattani, Maria Fernanda de Oliveira, Milton Mendes de Oliveira, Neltair Piccolotto, Osvaldo Luiz Machado, Paulo Henrique Rocha Faria Júnior, Reni Farias, Vanderlei Luís Guesser, Humberto Domingues Borges, Henrique Schlemper Carioni, Gilbran Soncini da Rosa, Clóvis Bonnassis Júnior, Fábio Cadilhe do Nascimento, Antonio Carlos Cunha, Stella Maris de Seixas, Rodrigo Fernandes Pereira e Maria Elisabet Winter Pastore. Os suplentes são Adilson Oscar de Souza, Rodnei Jorge dos Santos, Willian Lofy, Marcos Lazzarotto Libardoni, Luiz Carlos Ely Filho, Carlos Antonio de Souza Caldas, Carolina Constante, Maurício Koche, Roberto José Pugliese e Daniel José da Cunha.
A Caixa de Assistência dos Advogados foi representada pelo presidente em exercício, Joares Thives, e pelo secretário geral Wilson Pereira Jr. Vicari, na oportunidade, enalteceu a nobre missão que aguarda os colegas neste triênio, ao mesmo tempo em que reforçou a certeza da Seccional de que o trabalho será excelência, característico dos TEDs de Santa Catarina.
O presidente Paulo Borba, que não pode estar presente à posse devido a um compromisso emergencial, deixou a seguinte mensagem aos empossandos:
“Caros colegas
Peço licença para, através do caro amigo Márcio Vicari, vice-presidente desta Casa, justificar-me pela ausência neste momento tão significativo para a nossa OAB. Advogado como cada um de vocês, encontro-me hoje na contingência de atender aos reclamos da justiça em benefício de um cliente, o que infelizmente torna obrigatória minha presença em Blumenau neste momento; Assim, deixo aqui registrado meu pedido de desculpas ao mesmo tempo em que rapidamente registro minha saudação e meu abraço fraterno a todos.
Saibam, caros colegas, que minha admiração pelo trabalho desenvolvido pelos Tribunais de Ética e Disciplina é diretamente proporcional à imensa responsabilidade delegada a cada um dos seus integrantes. Responsabilidade esta não apenas ética e técnica, mas eu poderia dizer até mesmo política, devido ao elevado grau de comprometimento pessoal de cada um para com a sua instituição.
Todos sabemos o quanto é penoso o ato de julgar nossos pares. Ao mesmo tempo, estamos plenamente conscientes da necessidade e da preemência e conceder respostas à sociedade e aos próprios advogados, que outorgam à OAB o relevante papel de zelar pela imagem da nossa classe, por mais que essa missão às vezes seja eivada de percalços ou do desconforto decorrente da constatação de condutas nefastas por parte de colegas.
E é justamente por estarmos todos conscientes da importância dos Tribunais de ética e Disciplina da OAB que empossamos hoje expoentes da nossa advocacia para, juntos, levar à sociedade a certeza de que nossa instituição tem na ética a maior de suas lutas.
A cada um eu desejo deixar aqui consignada a gratidão da nossa seccional e da nossa classe, bem como a minha mensagem de união e de proposta de muito trabalho. Para que a maior de todas as causas confiadas ao advogado seja nunca perder de vista a fiel observância da conduta ética. E para que possamos sempre nos orgulhar de termos cumprido com nossa missão. Muito obrigado e bom trabalho a todos.”
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


