A Seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Comissão Estadual de Direito da Pessoa Idosa, realizou, na tarde desta segunda-feira (30), o Seminário Estadual Envelhecimento, Cidadania e Direito da Pessoa Idosa. O evento ocorreu no auditório da OAB/SC, em Florianópolis. A Diretora do Núcleo de Direito de Família e Sucessões da ESA/SC, Luciana Nahas, esteve presente representando a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, que juntamente da presidente da Comissão de Direito da Pessoa Idosa, Milly Christie, conduziu a abertura dos trabalhos.
O evento, que segue até o fim do dia, trará abordagens de diferentes questões relacionadas ao Direito do Idoso, como por exemplo: O papel do poder público na atenção à pessoa idosa; Desafios e controvérsias relacionados ao indivíduo na terceira idade e questões voltadas ao planejamento de vida durante o envelhecimento. No total serão 4 painéis, com a condução de 8 profissionais de diferentes áreas, entre servidores públicos, acadêmicos e advogados.
"Temos aqui hoje um evento muito bem pensado e organizado, voltado para o Direito da Pessoa Idosa. Será uma tarde com debates interdisciplinares conduzidos por profissionais atuantes na área, com representantes da advocacia e ministério público estadual, bem como psicóloga da polícia civil, o que torna esse evento tão especial, com profissionais de muito Nossa profissão requer que estejamos sempre atualizados, e nada melhor do que propostas como essas para que a advocacia catarinense mantenha-se capacitada para melhor atender à sociedade. Estatisticamente, parte da população brasileira está na casa dos 30 aos 50 anos. No próximo censo, esse dado já pode ter mudado. Daqui há 25 anos a população brasileira será de pessoas idosas e eu estarei fazendo parte dessa estatística. O fato é que é crescente e nós precisamos retirar da invisibilidade, um dos compromissos da OAB/SC é promover cursos, eventos, seminários e debates como este", ressaltou Luciana Nahas, Diretora do Núcleo de Direito de Família e Sucessões da ESA/SC.
"Feliz com a participação de tantos profissionais neste evento idealizado pela Comissão de Direito da Pessoa Idosa. Muito mais do que atualizar-se, aqui conseguimos conversar, trocar ideias com profissionais e servidores de extrema bagagem e que muito têm a contribuir com a construção de conhecimento e boas trocas. Uma excelente oportunidade voltada a discutir novas e sensíveis questões relacionadas ao tema. O envelhecimento deve ser uma pauta constante e o nosso compromisso é trazer esse tema para os nossos painéis e eventos porque o envelhecimento nada mais é do que o estágio do desenvolvimento humano. Eu acho que trazer essa pauta e muitas vezes para pessoas mais jovens, que tenham afeição ao tema desperta essa conscientização", destacou a presidente da Comissão de Direito da Pessoa Idosa, Milly Christie.
"Falar de CAASC é falar de benefícios para a advocacia. A Caixa de Assistência está disponibilizando para todo o estado de Santa Catarina, 1000 vouchers para os colegas advogados possam se consultar de forma gratuita por uma plataforma online. É de fundamental importância que os colegas divulguem essa informação. Tanto na adolescência, quanto na vida adulta e na terceira idade, a questão que envolve saúde mental, que envolve depressão e tudo, elas são diárias", salientou Herta de Souza, vice-presidente da CAASC.
O painel "A atuação do Ministério Público e da Polícia Civil na Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa" abriu a programação. A promotora de Justiça Ana Luisa Schlichting e a Psicóloga Policial da PCSC, Maíra Gomes, abordaram como ambas as instituições atuam contra crimes a idosos.
O seminário reserva, ainda, um certificado com carga horária de 6 horas, disponível 15 dias úteis após o evento. Para retirá-los, basta acessar aqui.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC