A OAB Santa Catarina esteve presente em dois importantes compromissos institucionais nesta terça-feira (8), reafirmando seu papel ativo na construção de um sistema de Justiça mais transparente, moderno e conectado à sociedade.
A agenda começou pela manhã, com a abertura da 5ª edição do CESULAW, evento promovido pelo Centro Universitário Cesusc, que transforma o auditório do UNICESUSC, em Florianópolis, em palco para debates jurídicos de alto nível. Voltado a estudantes, operadores do Direito e acadêmicos, o encontro reúne especialistas para discutir as principais transformações no cenário jurídico contemporâneo. Representando a OAB/SC, participou da mesa de abertura a diretora de Iniciação Profissional da Ordem, Isadora Barth.
Com três dias de programação intensa, o CESULAW aborda sete áreas do Direito — Constitucional, Digital, Empresarial, Civil, Tributário, Aduaneiro e de Família, e se consolida como um espaço de integração entre o conhecimento teórico e a prática profissional.
Durante sua fala, Isadora Barth destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da advocacia: "Temos aqui um espaço fundamental para debater as transformações do Direito, aproximando a academia, os profissionais e o Judiciário", afirmou.
O evento conta com o apoio da OAB/SC e da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (ESMESC) e segue até esta quarta-feira (10). A programação é aberta ao público mediante inscrição prévia.
Prestação de contas: OAB/SC acompanha Relatório de Gestão do MPSC
Ainda na terça-feira, a Seccional também participou da apresentação do Relatório de Gestão Institucional (RGI) 2024 do Ministério Público de Santa Catarina, realizada na Assembleia Legislativa do Estado (ALESC). O diretor de Assuntos Penais da OAB/SC, Guilherme Silva Araújo, representou o presidente Juliano Mandelli no evento.
A cerimônia foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, que apresentou os principais dados, iniciativas e resultados do MP catarinense ao longo do último ano. A publicação anual do relatório é um importante instrumento de transparência, que permite à sociedade e aos órgãos do sistema de Justiça acompanhar e avaliar a atuação do Ministério Público.
Para Guilherme Araújo, a iniciativa reforça a confiança institucional e a cooperação interinstitucional: “Trata-se de um instrumento valioso de transparência e análise estratégica. Acompanhá-lo nos permite entender os rumos da atuação do Ministério Público e, sobretudo, contribui para o aprimoramento da nossa atuação conjunta em prol da sociedade catarinense”, destacou.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC