Em comemoração aos 34 anos da Escola Superior de Advocacia da OAB/SC, teve início na noite desta quinta-feira (4), o ESA Conference, no auditório da Ordem catarinense. O evento, liderado pela presidente Seccional, Cláudia Prudêncio, junto ao diretor-geral da ESA/SC, Douglas Dal Monte, contou com a presença de inúmeras autoridades e lideranças da advocacia, reafirmando a importância da Escola em toda a história da Instituição e no dia a dia dos advogados e advogadas de Santa Catarina.
"A gestão atual colocou como prioridade a nossa Escola Superior da Advocacia. O impressionante resultado de 150 mil participantes é fruto do investimento da OAB Santa Catarina para que advogados e advogadas tenham muito mais oportunidades do que eu tive no passado. Quando surge uma oportunidade, é preciso agarrá-la! Façam a diferença! Nós fizemos e fizemos muito. E vamos continuar fazendo ainda mais!", afirmou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“Uma das grandes críticas da Ordem dos Advogados aos cursos de Direito é a existência de 2 mil cursos, dos quais um terço é mal avaliado pelo Ministério da Educação, que permite a continuidade dessas instituições, resultando em milhões de bacharéis vítimas de estelionato educacional. No entanto, aqueles que conseguem superar e passar no Exame de Ordem encontram na ESA/SC a oportunidade de suprir essas deficiências educacionais, graças ao grandioso trabalho realizado por todos da instituição”, destacou o presidente interino do CFOAB, Rafael de Assis Horn.
“Nesses 2 anos de gestão, o número total de participantes é impressionante! Foram 107 mil participantes nos cursos e projetos da ESA/SC. Trata-se de um número histórico dentre os quais, 436 cursos, 899 aulas, 33 mil participantes nos respectivos cursos, 1.100 professores, 14 jornadas da advocacia, 70 ouvintes no ESACast e isso sem contar nos mais de 60 mil acessos ao Youtube, sem contar todos os demais advogados que foram atingidos pelo nosso trabalho dentre os quais através das 111 comissões”, ressaltou o diretor-geral da ESA/SC, Douglas Dal Monte.
“As Comissões da OAB Santa Catarina têm um imenso orgulho de colaborar em cada um dos projetos. A parceria entre a ESA/SC e as Comissões foi essencial para levar conhecimento a todos os cantos de Santa Catarina, alcançando 150 mil advogados. Não há eventos da Comissão sem a presença da ESA/SC. É através do conhecimento que nos fortalecemos e garantimos nossos honorários. Reafirmamos: somos a advocacia mais bem preparada do Brasil”, ressaltou o coordenador-geral das Comissões da OAB/SC, Pedro Cascaes Neto.
“A ESA/SC é uma instituição dedicada a levar conhecimento e fornecer tudo o que é necessário para que a advocacia permaneça indispensável para a jurisdição. Oferecemos aos advogados e advogadas as ferramentas que garantem sua independência profissional e são essenciais para o sustento de suas famílias. O conhecimento é a missão central da ESA/SC!”, destacou o ex-diretor Marcus Vinícius Motter Borges representando os ex-diretores.
Após a abertura oficial, foram realizadas as palestras “Direito Probatório Contemporâneo: Desafios e perspectivas”, ministrada pelo diretor-geral da ESA/SC, Douglas Dal Monte, pela desembargadora do TJSC e ex-diretora-geral da ESA/SC, Fernanda Sell de Souto Goulart Fernandes e pelo advogado Flávio Luiz Yarshell e “Aspectos Polêmicos e atuais sobre a incorporação imobiliária”, conduzido pelo ex-diretor-geral da ESA/SC, Marcus Vinícius Motter Borges, pela vice-diretora da ESA/SC, Vanessa Barcelos e o advogado Melhim Namen Chalub.
Ainda na cerimônia, os nove ex-diretores da Escola Superior da Advocacia foram homenageados com placas em reconhecimento aos seus serviços dedicados à instituição. Entre os homenageados, destacam-se Carlos Alberto Silveira Lenzi, Márcio Luiz Fogaça Vicari, Rafael Peteffi da Silva, Eduardo de Avelar Lamy, Pedro Miranda de Oliveira, Marcus Vinícius Motter Borges e Fernanda Sell de Souto Goulart Fernandes. O fundador da ESA/SC, Aluizio Blasi (in memorian), foi postumamente homenageado, recebendo a distinção por meio de seu filho, o desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, João Henrique Blasi. O ex-diretor Cesar Luiz Pasold (in memorian) também foi homenageado, recebendo a placa através de seus filhos, Cesar Pasold Júnior, desembargador do TRT-12 e Andrea Pasold, Juíza do Trabalho TRT-12.
O ESA Conference segue até amanhã, sexta-feira (5), com início às 9h e término às 16h15. Entre os temas que serão abordados durante todo o dia estão: Aplicações decorrentes da Boa-Fé objetiva nos contratos; Crimes e Litígios em redes sociais; Técnicas de Aceleração da Prestação Jurisdicional nas Ações de Família; Dicas e Estratégias para atuação no processo Administrativo Previdenciário, entre diversos outros.
Compuseram a mesa diretiva: presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio; presidente interino do CFOAB, Rafael de Assis Horn; procurador-geral de Santa Catarina, Márcio Luiz Fogaça Vicari; procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Fábio de Souza Trajano; diretor-executivo da Academia Judicial, desembargador Luiz Felipe Sierge Schuch; vice-presidente e diretora da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, desembargadora Quézia de Araújo Duarte Nieves Gonzalez; diretor-geral da ESA/SC, Douglas Dal Monte; conselheiro federal pela OAB/SC, Pedro Miranda de Oliveira; vice-presidente da OAB/SC, Eduardo de Mello e Souza; secretária-geral da OAB/SC, Maria Teresa Erbs; secretário-geral adjunto da OAB/SC, Thiago Degasperin; tesoureiro da OAB/SC, Rafael Búrigo Serafim; tesoureira adjunta da OAB/SC, Caroline Rasmussen; presidente da CAASC, Juliano Mandelli; coordenador-geral das Comissões da OAB/SC, Pedro Cascaes Neto e o presidente da IASC, Gilberto Lopes.
Estiveram presentes: vice-diretora da ESA/SC, Vanessa Barcelos; secretário-geral da ESA/SC, Edgar Galilheti; desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, João Henrique Blasi; desembargador do TRT-12, César Luiz Pasold Júnior; desembargador do TJSC, Sebastião Cesar Evangelista; coordenador pedagógico da Escola Judicial do TRT-12 e Juiz do Trabalho, Alessandro da Silva; procuradora-chefe da Procuradoria Federal em Santa Catarina, Renata Elisandra de Araújo; procurador-chefe da Procuradoria da República em Santa Catarina, Eduardo de Oliveira Rodrigues, Diretor de Ensino da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina, juiz Reny Baptista Neto; presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses e juíza de Direito, Janiara Maldaner Corbetta; presidente da AACRISMESC, Elisângela Schappo Muniz; presidente da ACALEJ, José Isac Pilati; diretor financeiro do SICOOB Advocacia, Marco Antonio Sbissa; diretor presidente da OAB-Prev, Marcio Andre Sachet; reitor do Unicesusc, Maurício Gomes; centro de estudos das sociedades de advogados, Gian Carlo Castelan e presidente da associação dos procuradores do estado, Francisco José Guardini.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC