A OAB Santa Catarina realizou, nesta sexta-feira (23), mais uma Sessão Ordinária do Conselho Pleno, conduzida pelo presidente da Seccional, Juliano Mandelli. Com a presença de toda a diretoria, conselheiros federais da Ordem, membros honorários vitalícios e conselheiros(as) estaduais, representantes da CAASC, ESA e Comissões temáticas, o dia contou com debate assuntos internos da Ordem, como julgamentos de processos disciplinares e outras pautas.
Durante a abertura da sessão, o presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, destacou a importância das propostas em pauta e reforçou o compromisso da gestão com a modernização da instituição. Em sua fala, Mandelli afirmou. “Nosso compromisso é com uma OAB/SC cada vez mais moderna, transparente e eficiente. As propostas que discutimos demonstram o empenho de todos(as) em aperfeiçoar os processos internos da nossa instituição, respeitando a legalidade, mas também olhando para o futuro. A advocacia catarinense merece uma Ordem ágil, preparada e sintonizada com as ferramentas que a tecnologia nos oferece."
A vice-presidente da OAB/SC, Gisele Kravchychyn, destacou sua atuação à frente da Seccional durante os últimos 30 dias como presidente em exercício. “Além da honra, é um grande desafio. Sempre há muito a avançar, mas sou grata e feliz por essa experiência. Cada vez mais compreendo a responsabilidade do cargo e o quanto é possível conquistar com força e resiliência.”
A conselheira federal e membra honorária vitalícia, Cláudia Prudêncio, celebrou a paridade de gênero na Seccional. “Não falamos mais de homens ou mulheres no Sistema OAB, mas de competência e igualdade. A paridade no conselho é fruto de anos de luta e da trajetória de tantas mulheres que abriram caminho para que hoje pudéssemos estar aqui.”
O conselheiro federal e coordenador das Comissões Temáticas do CFOAB, Rafael Horn, ressaltou a representatividade catarinense em Brasília.“Santa Catarina tem ocupado espaços relevantes no cenário nacional. Nosso compromisso é manter e ampliar essa presença, fortalecendo a atuação institucional da advocacia catarinense.”
Entre os temas deliberados, esteve a proposta de alteração do art. 40 do Regimento Interno da OAB/SC, com o objetivo de regulamentar o uso de sistema eletrônico nas votações de processos administrativos no âmbito do Conselho Pleno e das Turmas Julgadoras. A diretora de Tecnologia e Inovação da Seccional, Vanessa Barcelos, foi responsável pela exposição da pauta, aprovada por unanimidade.
Também foi aprovada a proposta de alteração do art. 178 do Regimento Interno da OAB/SC, que trata da possibilidade de decisão monocrática da secretaria-geral da Seccional em pedidos de inscrição. A proposta, apresentada pela secretária-geral adjunta e corregedora-geral da OAB/SC, Caroline Rasmussen, tem como objetivo reforçar o papel das Câmaras Julgadoras na análise das demandas, promovendo mais transparência, segurança e celeridade.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC