No último mês de julho, a OAB Santa Catarina, por meio de suas Comissões de Direitos Humanos e de Assuntos Prisionais, realizou uma visita à Penitenciária de Florianópolis. Representando a presidente Cláudia Prudêncio, estiveram os(as) advogados(as), Valéria Zanette, Vinícius Correa, Renata Takashima, Betênia Cassol, (Comissão de Direitos Humanos), William Shinzato e Bruna dos Anjos (Comissão de Assuntos Prisionais). Na ocasião, os representantes da Ordem foram recepcionados pelo Diretor da Penitenciária de Florianópolis, Max Cleber Orth.
A visita teve como objetivo averiguar as recentes melhorias realizadas no local, que abrangeram nova pintura na antessala das visitas e a revitalização e manutenção nos banheiros, com o objetivo de que os apenados e seus familiares tenham um mínimo de dignidade e possam cumprir suas penas. As melhorias realizadas mostram a ótima parceria da Seccional com a administração prisional, que a partir do diálogo, interlocução e na busca comum por melhorias, alcançam mudanças significativas.
"A interlocução e o diálogo são essenciais quando se trata de melhorias no sistema prisional. A Ordem sempre é muito bem recebida e ouvida. Estamos aqui realizando um trabalho que vai muito além da advocacia, mas também da sociedade e dos direitos que cada cidadão tem e que são inegociáveis”, destacou Valéria Zanette, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SC.
"Fomos muito bem recebidos pelo diretor da Penitenciária de Florianópolis, Dr. Max, que ouviu atentamente nossas demandas, dúvidas e preocupações. Em uma visita in loco, pudemos ver as melhorias realizadas de pedidos levados por nós, demonstrando a ótima parceria da Ordem com o Sistema Prisional, no trabalho de interlocução sempre realizado por nossa presidente, Cláudia Prudêncio”, ressaltou William Shinzato, presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da OAB/SC.