Em sintonia com a campanha Outubro Rosa, a OAB/SC realiza, no dia 30 de outubro, o evento “Toque de Vida: combate e prevenção ao câncer de mama” , às 18h30, no Auditório da Seccional. A iniciativa é organizada pelas comissões estaduais OAB Cidadã, Combate à Violência Doméstica e Direito da Vítima, reunindo advocacia, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil em um encontro de reflexão, empatia e conscientização.
O “Toque de Vida” nasce do compromisso com a promoção da saúde, da dignidade humana e do acesso à informação como instrumentos de transformação social. Com uma programação que alia palestras, rodas de conversa, painéis e uma exposição fotográfica, o evento busca fortalecer redes de apoio, desmistificar o câncer de mama e incentivar o autocuidado como um ato de amor e resistência.
Durante o evento, haverá entrega de materiais informativos, debates interativos e momentos de acolhimento, celebrando a força, a coragem e a união das mulheres que enfrentam o câncer de mama. Além disso, o público poderá conhecer o projeto “Mulheres que cuidam de Mulheres”, da RFCC de Florianópolis, por meio da exposição fotográfica "Vidas que Inspiram”, organizada em parceria com a AMUCC (Associação Brasileira de Portadores de Câncer). As inscrições podem ser feitas aqui. As inscrições podem ser feitas aqui.
“A advocacia tem um papel essencial na construção de uma sociedade mais humana e solidária. Este evento é um convite para olharmos para a saúde como um direito fundamental, que precisa ser garantido e cuidado com responsabilidade e empatia”, destaca Marcos Vinícius Ferreira Corrêa, presidente da Comissão OAB Cidadã da OAB/SC.
“O câncer de mama não é apenas uma questão de saúde, mas também de justiça social. O diagnóstico tardio e as dificuldades no acesso ao tratamento revelam desigualdades que precisam ser enfrentadas com políticas públicas, acolhimento e conscientização”, enfatiza Denise Marcon, presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica da OAB/SC.
“As dores e as superações das mulheres que enfrentam o câncer de mama precisam ser escutadas e reconhecidas. O Toque de Vida é uma oportunidade de valorizar essas histórias e fortalecer o compromisso da advocacia com a dignidade e o cuidado”, afirma Andreia Scheffer, presidente da Comissão de Direito à Vítima da OAB/SC.
Para o coordenador-geral das Comissões da OAB/SC, Douglas Dal Monte, a proposta reforça o papel da Ordem como promotora de ações que ultrapassam o campo jurídico e dialogam com as realidades humanas e sociais: “A OAB/SC reafirma, por meio de iniciativas como esta, seu compromisso com uma advocacia cidadã e transformadora. É um movimento de sensibilização, mas também de responsabilidade social — onde cada gesto pode representar um novo começo na vida de alguém.”
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


