A Comarca de São Bento do Sul acaba de ganhar novo Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública, em uma cerimônia ocorrida nesta quinta-feira (27). A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, foi representada na solenidade pelo secretário-geral adjunto da Seccional, Thiago Degasperin.
“Estamos felizes em ver mais um resultado do nosso trabalho junto ao Judiciário. Essa nova vara vai auxiliar muito essa região, bem como o dia a dia dos advogados e advogadas, além de também, claro, nossa população que precisa de mais agilidade em seus processos”, afirmou o secretário-geral adjunto da Seccional, Thiago Degasperin.
A entrega da nova unidade judicial foi anunciada durante o 107º Colégio de Presidentes de Subseções, pelo presidente do TJSC, o desembargador João Henrique Blasi. “Hoje, o Poder Judiciário cumpre seu compromisso e atende uma justa reivindicação comunitária. A Justiça tem que ser prestada em sua melhor forma e com esse novo local do Judiciário iremos gerar mudanças significativas na entrega da prestação jurisdicional”, destacou o desembargador.
“Na nossa região, a instalação de uma nova vara judicial é um pleito histórico. As cidades que integram a Comarca cresceram e se desenvolveram, o que nos mostra a necessidade desse novo local de trabalho do Judiciário”, ressaltou o juiz diretor do foro de São Bento do Sul, Marcus Alexsander Dexheimer.
O desembargador Ricardo Roesler, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (biênio 2020/2022), natural de São Bento do Sul, esteve presente no ato e frisou a relevância do novo Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública. “Aqui tudo acontece com muito empenho, trabalho e dedicação. Com essa nova vara, a história do Poder Judiciário local ganha mudanças de grande valia”.
A comarca de São Bento do Sul atende ainda o município de Campo Alegre, ambos detêm uma alta demanda de processos. O ato concretizou mais um pleito atendido da Seccional catarinense e da Subseção catarinense em defesa dos interesses da advocacia da região, que demandavam pela nova estrutura para contribuir com o aprimoramento da prestação jurisdicional.
A solenidade destaca o resultado da aproximação e do estreito diálogo institucional da OAB/SC junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), que vem resultando em avanços para o exercício da profissão da advocacia e, consequentemente, para a população.
Instalação da Vara da Família, Infância, Juventude, Idoso, Órfãos e Sucessões da comarca de Canoinhas
Ainda nesta quinta-feira (27), a OAB Santa Catarina participou também da solenidade de instalação da Vara da Família, Infância, Juventude, Idoso, Órfãos e Sucessões da Comarca de Canoinhas.
A instalação da vara deve fortalecer a atuação dos advogados e advogadas que militam na Comarca, assim como a defesa dos direitos da população, uma vez que promoverá mais agilidade na tramitação dos processos.
“Nosso dia de solenidades no Planalto Norte foi de grande valia e sentimento de gratidão pelo trabalho que fazemos, comandados pela gestão de nossa presidente Cláudia, e pelos grandes resultados de nossas interlocuções com o TJSC. A OAB/SC segue trabalhando sempre em prol da advocacia catarinense e da nossa sociedade”, frisou o secretário-geral adjunto da OAB/SC, Thiago Degasperin.
“É com grande prazer que estamos aqui hoje nessa solenidade. A instalação dessa nova vara é merecida e justa para essa região. A nova unidade do Judiciário terá um olhar especial para com os vulneráveis, crianças, jovens, idosos e órfãos”, reforçou o desembargador João Henrique Blasi.
O presidente da Subseção de Canoinhas destacou a importância da instalação da nova vara. "Esse novo local de trabalho da Justiça é extremamente importante, tanto para a advocacia quanto para a sociedade, e cumpre com um dos compromissos assumidos pela gestão de nossa presidente, Cláudia Prudêncio”, afirmou Renato Mattar Cepeda.
Ganhos para a advocacia
Apenas neste ano, uma série de demandas da advocacia catarinense foi acolhida pelo Tribunal, graças ao relacionamento interinstitucional.
Como, por exemplo, a inauguração da Vara Estadual de Execuções de Penas de Multa da Comarca de Curitibanos, responsável por processar e julgar as ações de Execução de Pena de Multa, ajuizadas em todo o território de Santa Catarina; a solicitação, acolhida por unanimidade, da criação de oito novas varas federais em Santa Catarina; e a entrega do Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública para a Comarca de Navegantes.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC