Na noite desta quarta-feira (11) teve início o 45º CONAT – Congresso Nacional da Advocacia Trabalhista, no Auditório Cascaes, do Resort Costão do Santinho, em Florianópolis. O evento, que conta com o apoio da OAB/SC, é organizado pela ABRAT e ACAT, teve a presença da presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, além de diversas autoridades e profissionais da área de todo o Brasil. A presidente da ABRAT, Bernadete Laú Kurtz, foi responsável por dar início ao evento, conduzindo a cerimônia de abertura.
Com o tema "Reemergir da resistência e solidariedade", o congresso se estenderá até sexta-feira (13), proporcionando um espaço de reflexão e debate sobre os desafios e as novas perspectivas do Direito do Trabalho no Brasil. No primeiro dia, os participantes acompanharam a palestra de abertura, "Acidentes ambientais e seus impactos nas relações de trabalho", ministrada por Ana Nusdeo, professora de Direito Ambiental da FD-USP. Para conferir a programação completa, clique aqui.
"Estou extremamente grata e honrada por estar aqui e por nossa OAB apoiar este evento tão importante. O 45° CONAT é uma oportunidade única para debatermos e construirmos juntos soluções que possam melhorar as condições de trabalho e a efetividade da justiça laboral em nosso país. Os profissionais da área tem todo o meu respeito e a minha admiração com a nossa Justiça Trabalhista, do nosso estado de Catarina. Estou a primeira mulher eleita a presidir a nossa Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Santa Catarina em 92 anos de história e sou advogada como tantos senhores trabalhistas. Quero que os meus colegas advogados e as minhas colegas advogadas, trabalhistas de todo o meu Brasil, sejam recebidos com humildade, carinho, neste nosso estado de Santa Catarina e na nossa Ilha da Magia”, destacou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
”Entretanto para que nós possamos saudar e agradecer tantos avanços, há também um cenário que nos demanda ficar alertas e uma constante reflexão. A intensa transformação política e social influenciada e afetada pelos avanços da tecnologia e da inteligência artificial, traz enorme responsabilidade e relevância à advocacia trabalhista, pois nesse cenário incerto, um cenário de grande metamorfose, crescem exponencialmente as necessidades de assistência jurídica para resguardar direitos e proteger os cidadãos dos injustiços”, enfatizou o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael de Assis Horn.
"A palavra de ordem da advocacia trabalhista é resistir, é lutar. E esta resistência e esta luta só podem chegar a um bom termo com muita união e com muito trabalho. Agradeço a todos os meus companheiros da diretoria que foram maravilhosos que ficaram juntos na peleia", ressaltou a presidente da ABRAT, Bernadete Laú Kurtz.
Em sua saudação aos participantes, o presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima se disse confortado em “ver a classe trabalhista reunida e fortalecida discutindo problemas relevantes”. Em tom bem-humorado, como ex-advogado trabalhista, disse que tamanha união até poderia fazê-lo retornar à advocacia, "algo hoje distante principalmente pela idade", brincou.
O presidente ainda elogiou a agilidade com que o evento foi organizado. O Conat estava programado para Bento Gonçalves, mas acabou sendo transferido para Florianópolis em razão das enchentes no Rio Grande do Sul. "Foi sensacional a rapidez com que o evento foi acolhido pela advocacia trabalhista de Florianópolis, estão todos de parabéns", disse.
"Durante esses dias, teremos a oportunidade não apenas de explorar as novas legislações e jurisprudências que moldam nosso trabalho diário, mas também de refletir sobre como podemos fortalecer nossa atuação em um contexto de constantes transformações e desafios. A ACAT se orgulha de sediar e fazer parte deste congresso, que promete ser um marco para nossa associação e para toda a advocacia trabalhista brasileira", ressaltou a presidente da ACAT, Mara Mello.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC