Tiveram início na segunda-feira (23), e segue durante esta quarta-feira (25), as provas orais do concurso para ingresso na magistratura do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, (Edital n. 62/2023), na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, no Tribunal. As advogadas catarinenses Silvia Varella e Cristina Bertoncini foram indicadas para representar a Seccional, compondo a Comissão Permanente e Comissão Examinadora, respectivamente.
Ao todo, são 34 candidatos habilitados para essa fase, divididos pelos três dias de realização dos exames. A arguição de cada candidato dura entre uma hora e uma hora e vinte minutos, e eles estão sendo examinados por 12 integrantes da comissão examinadora, em 14 diferentes matérias do Direito.
"Sem dúvida nossa Ordem está muito bem representada nas pessoas da Dra. Silvia e Dra. Cristina. A realização das provas orais de concurso para ingresso na magistratura são um grande momento e ter a advocacia como participante representa muito para nossa Insituição", enfatizou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“É uma grande alegria representar a advocacia catarinense nesta importante fase do Concurso da Magistratura. A indicação e a incumbência dada demonstram a relevância da advocacia e a parceria com o Tribunal de Justiça do nosso Estado, que mais um vez conduz um Concurso de forma ilibada e segura”, destacou a advogada Cristina Bertoncini.
“Contar com a representatividade da nossa classe nesta fase do Concurso demonstra a importância do papel que a advocacia desempenha no fortalecimento da justiça em nosso Estado. Muito feliz em participar deste momento e contribuir com o Poder Judiciário catarinense”, ressaltou a advogada Silvia Varella.
Após essa fase, serão declarados os aprovados do concurso que, em seguida, serão encaminhados à Academia Judicial para o curso de formação.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC