
A partir da próxima terça-feira (1º/4) de 2025, o acesso ao Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) dos TRTs, incluindo o de Santa Catarina, será feito exclusivamente pela Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ), que exige Múltiplos Fatores (MFA). O TRT12 informou das alterações na sexta-feira (28).
O presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, destacou que "a mudança garantirá mais segurança jurídica, reduzindo as chances de golpes, como a fraude do falso advogado."
A Diretora de Relacionamento com a Justiça do Trabalho, Rejane da Silva, está em interlocução com o TRT12 para garantir que a transição ocorra sem dificuldades para a advocacia. "Assim que tomamos conhecimento, buscamos informações e o diálogo institucional para auxiliar a advocacia e o jurisdicionado nas necessárias adaptações. Estamos envidando todos os esforços para atrelar segurança e conforto ao principal usuário, à advocacia.”
O presidente da Comissão de Processo do Trabalho da OAB/SC, Felipe Falcão ressaltou que a iniciativa é válida e tem como objetivo principal conferir mais segurança aos usuários. "No entanto, mudanças como essa sempre geram certa apreensão, especialmente para que não haja prejuízos no cumprimento de prazos e compromissos processuais. Seguiremos atentos para garantir que tudo transcorra da melhor forma possível", disse.
NÃO FIQUE SEM ACESSO
Para evitar a perda de acesso, advogados e advogadas devem, como primeiro passo, atualizar o e-mail cadastrado no sistema PJe. Caso possuam assinatura no Escritório Digital do CNJ, o e-mail cadastrado nessa plataforma também deve estar atualizado — preferencialmente o mesmo do PJe, para evitar conflito no envio do código de autenticação.
Depois, é importante acessar a Plataforma Digital do Poder Judiciário para verificar se tudo está funcionando corretamente. Não é necessário um novo cadastro: basta utilizar o mesmo login e senha já cadastrados no PJe ou acessar com certificado digital.
PJe ficará inativo no sábado
Para possibilitar a mudança, o PJe passará por uma atualização neste sábado (29/3) para todos os usuários e usuárias do sistema em Santa Catarina. Com a instalação da versão 2.13.6, o processo eletrônico ficará inativo das 7h às 20h durante a atualização.
Caso precise de alguma medida urgente, entre em contato por telefone com o Plantão Judiciário.
Será necessário:
✔ Ter o PJeOffice Pro instalado no computador;
✔ Não desinstalar o aplicativo Shodo neste momento;
✔ Manter atualizado o seu e-mail no PJe;
✔ Caso possua assinatura no Escritório Digital do CNJ, atualizar o cadastro com o mesmo e-mail do PJe;
✔ Advogados e advogadas também devem atualizar os e-mails de seus assistentes, caso estejam desatualizados.
Tutorial e Dúvidas
Confira o tutorial que explica o passo a passo da mudança. Em caso de dúvidas ou dificuldades, entre em contato com a Central de Atendimento Operacional do PJe, pelo telefone (48) 3216-4099 ou pelo e-mail caopje@trt12.jus.br.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC