A advocacia catarinense ganha ainda mais representatividade no cenário nacional com a nomeação da advogada Tammy Fortunato como presidente da Comissão Nacional de Combate à Violência Doméstica do Conselho Federal da OAB. A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (4), na sede da OAB São José, na Grande Florianópolis, e foi conduzida pelo presidente da Seccional, Juliano Mandelli, e pelo coordenador-geral das Comissões do CFOAB, Rafael de Assis Horn.
A escolha de Tammy Fortunato reforça o protagonismo da Seccional catarinense em um dos temas mais urgentes da atualidade. O enfrentamento à violência doméstica, que afeta milhares de mulheres no Brasil, demanda atenção constante e políticas eficazes. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam um aumento preocupante nos casos, ressaltando a necessidade de ações imediatas.
Para o presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, a nomeação marca um avanço significativo. “Nosso time está muito fortalecido. As nossas lideranças estão assumindo papéis de destaque. O Estado de Santa Catarina tem um time muito forte. Só iremos vencer essas adversidades se a advocacia estiver unida”, destacou.
Para Rafael Horn, conselheiro federal da OAB/SC e coordenador-geral das Comissões do CFOAB, a nomeação da advogada Tammy Fortunato reflete a excelência da advocacia catarinense e seu compromisso com pautas sociais urgentes. "Tammy tem um comprometimento com a pauta e eu não tenho dúvidas que essa é a primeira das nomeações, dentro dos espaços que nós conseguimos abrir lá em Brasília, que vão certamente blindar Santa Catarina a um espaço ainda maior, que é o que merece dentro da qualidade que tem sido prestada aos serviços da advocacia.", enfatizou.
Ao assumir a presidência da comissão, Tammy Fortunato reforçou seu compromisso com a causa. “Eu sou absurdamente grata pela oportunidade de poder agora levar o meu trabalho, o nosso trabalho das mulheres de Santa Catarina, para nível nacional. Vou dar o máximo que eu puder dar, para fazer um trabalho de excelência aqui", afirmou.
Em um momento marcado pela representatividade feminina na advocacia, Herta de Souza, conselheira federal e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SC, celebrou a nomeação de Tammy Fortunato como um marco na luta por equidade de gênero na ocupação dos espaços. “Com muito orgulho vemos a caminhada de mulheres ocupando espaços merecidos, mostrando suas competências. Eu tenho certeza absoluta que você fará um grande trabalho junto ao Conselho Federal, nos representando.”, salientou.
Em um clima de celebração e reconhecimento, Pedro Ferrari, presidente da OAB São José, destacou a importância simbólica da posse de Tammy Fortunato. “Que orgulho poder estar aqui dividindo com vocês esse momento histórico pra nós. São José estará de braços dados com você Tammy, para aquilo que for preciso.”, comentou.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC