A Ordem catarinense inaugurou, na tarde desta terça-feira (8), mais uma sala do projeto "OAB Por Elas", desta vez na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso – DPCAMI, em Curitibanos, no Planalto Serrano catarinense. O espaço, dedicado à proteção dos direitos das mulheres e de grupos vulneráveis, foi inaugurado oficialmente pela presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, pelo presidente da Subseção de Curitibanos, Carlos Leonardo Salvadori Didoné, pelo presidente da CAASC, Juliano Mandelli, membros da diretoria da Subseção, advogados locais, autoridades e representantes da Polícia Civil.
“É com imenso orgulho que anuncio a entrega deste espaço, dedicado a uma causa que abraçamos com amor e compromisso. Estamos juntos à Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina, o braço assistencial de nossa advocacia. Este será um ambiente de proteção e acolhimento, algo que, infelizmente, muitas mulheres ainda não encontram em outros lugares. O trabalho realizado aqui terá uma importância fundamental. O 'OAB Por Elas' vai além de um simples projeto; é nosso compromisso com a advocacia e com a sociedade, assegurando acesso à justiça de forma gratuita, para aqueles que mais precisam. Que este seja o início de um novo ciclo de esperança para as mulheres e crianças de toda a região de Curitibanos”, enfatizou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
"Sabemos da importância de oferecer às mulheres vítimas de violência um ambiente seguro, onde elas possam ser acolhidas e assistidas de forma digna e eficiente. Esse não é apenas um espaço físico, mas um símbolo do compromisso da OAB/SC e da OAB Curitibanos com a justiça e com a proteção dos direitos das mulheres em situação de vulnerabilidade. Acreditamos que o trabalho realizado aqui contribuirá significativamente para transformar a realidade de muitas famílias, proporcionando não apenas suporte jurídico, mas também esperança de uma vida mais segura e justa", comentou o presidente da Subseção de Curitibanos, Carlos Leonardo Salvadori Didoné.
“O destino quis que, em 2022, colocássemos uma mulher na presidência da OAB de Santa Catarina. A primeira mulher eleita pela advocacia, que olhou para esse projeto de forma diferente, humanizada, como ela é. Com sua sensibilidade, ela abraçou e investiu tempo e recursos. Hoje, o projeto é estadualizado, já ultrapassou as fronteiras catarinenses, mostrando sua importância. Vejo como uma oportunidade para as advogadas exercerem sua profissão e fazerem a diferença na sociedade, pois temos uma responsabilidade social que está no nosso juramento”, salientou o presidente da CAASC, Juliano Mandelli.
“É inconcebível que neste um quarto de século 21 ainda morram mulheres pelas mãos de seus maridos, companheiros e namorados. Não deveríamos sequer falar desse assunto, mas, infelizmente, não conseguimos e não tiramos isso das nossas rodas de conversa do nosso dia a dia. A violência doméstica não escolhe classe, não escolhe profissão, não escolhe idade, não escolhe cor, mas escolhe o gênero. E isso choca, revolta, machuca, destrói vidas e famílias, deixa-nos indignados, mas continua acontecendo. E por isso ações como essa de hoje são tão importantes”, discursou a delegada regional de Curitibanos, Roxane Fávero Pereira.
“Nem sempre temos conhecimento de tudo o que realmente acontece dentro dos lares. Muitas vezes, apenas uma pequena parcela dessas situações chega até as autoridades. Ter uma sala da OAB dentro da Delegacia da Mulher será uma ferramenta fundamental no combate à violência. Contar com um(a) advogado(a) disponível para prestar esclarecimentos e mostrar que as mulheres não estão sozinhas, podem ver essa sala como um ponto de apoio e suporte, é de extrema importância nesse momento delicado”, salientou a presidente da “OAB Por Elas” da Subseção de Curitibanos, Sheila Gomes França.
“Com todo o respeito à OAB/SC, sabemos que, infelizmente, os índices na nossa cidade são altos. Queremos, por meio das instituições e da construção de pontes, facilitar e suavizar o caminho para essas mulheres, algo que a OAB/SC trabalha muito bem”, disse o prefeito de Curitibanos, Kleberson Luciano Lima.
Localizada na Rua Guerino Fontana, 128, Bairro Bom Jesus, a sala do projeto "OAB Por Elas", em Curitibanos, foi cuidadosamente planejada para garantir um atendimento eficiente e acolhedor às mulheres em situação de violência na região. Equipada com mesa de atendimento, cadeiras confortáveis, impressora e até uma mesinha para crianças, o espaço proporciona um ambiente funcional e acolhedor para quem busca auxílio jurídico e apoio emocional. O atendimento no local será realizado por advogadas e advogados voluntários, a partir do registro do Boletim de Ocorrência.
Sobre o “OAB Por Elas”
O projeto "OAB Por Elas" é uma iniciativa estadual que marca um avanço importante no atendimento às mulheres vítimas de violência em Santa Catarina. Coordenado pelas Comissões de Combate à Violência Doméstica e Direito da Vítima, com o apoio da Polícia Civil (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e do Poder Judiciário, o programa assegura uma assistência completa e eficaz. Lançado em Balneário Camboriú em 2018, o sucesso da ação possibilitou sua expansão para outras Subseções, incluindo Navegantes. A proposta de estender o projeto a todo o estado foi apresentada no 105º Colégio de Presidentes da OAB/SC, reforçando o compromisso da instituição em apoiar integralmente as mulheres em situação de vulnerabilidade.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC