Na tarde desta terça-feira (26), foi realizada a abertura da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC), em Florianópolis. Com o tema "Viver com dignidade é um direito humano", o evento contou com a presença de Marcos Vinicius Ferreira Correa, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SC, representando a Ordem.
A mostra, que ocorre em todo o país durante o mês de novembro, é uma realização do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e da Universidade Federal Fluminense (UFF), com produção local do Departamento de Jornalismo da UFSC. Durante a cerimônia, a montadora e cineasta Cristina Amaral foi homenageada, com a exibição de curtas-metragens que destacam sua trajetória no cinema brasileiro.
O evento segue até sexta-feira (29), com uma programação gratuita e aberta ao público. A mostra inclui sessões de filmes brasileiros que abordam temas fundamentais aos direitos humanos, com opções para o público geral e sessões especiais voltadas a crianças e jovens. Após as exibições, serão realizados debates com convidados, promovendo reflexões aprofundadas sobre as questões tratadas nos filmes.
"O tema desta edição reflete diretamente o compromisso que devemos ter, como sociedade, na luta pela garantia de direitos fundamentais para todos. O cinema, como ferramenta de transformação, tem um papel crucial nesse processo, ao nos permitir enxergar realidades diversas, dialogar sobre elas e, principalmente, agir para construir um mundo mais justo e inclusivo. A OAB/SC reafirma seu apoio a iniciativas como esta, que não apenas promovem a reflexão, mas também inspiram ações concretas em defesa dos direitos humanos", destacou o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SC, Marcos Vinicius Ferreira Corrêa.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC