Com muita emoção e finalizando o ano de 2024 com chave de ouro, foi realizado nesta sexta-feira (13), no auditório da Seccional, o 115º Colégio de Presidentes de Subseções, o último Colégio de Presidentes do triênio 2022/2024. O encontro, que contou com a presença dos 53 presidentes de Subseções, membros da diretoria da Seccional e presidentes de Comissões, foi liderado pela presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“Eu fico refletindo sobre o sentimento que temos quando fazemos parte de um grande grupo. Que sentimento nos deve acompanhar ao final de uma gestão? O primeiro é, sem dúvida, a gratidão. Gratidão por termos sido parceiros do começo ao fim. As 53 subseções se uniram nas alegrias e nas dificuldades, nos tempos bons e nos desafios. E seguimos juntos, fortes, com um único propósito: mostrar ao mundo, além da nossa bolha, que o nosso objetivo sempre foi fazer o bem e o melhor para o advogado e para a advogada catarinense. Esse foi o meu propósito durante toda essa gestão. Ainda é um caminho difícil para nós mulheres, mas sou a primeira de muitas que virão. E, com o apoio dos meus colegas, homens e mulheres, conseguimos provar que o que importa não é o gênero, mas sim a força, a competência, o trabalho e a dedicação de cada um. Esse é o grande legado que vamos deixar nesta gestão", afirmou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
"Sejam consistentes, esforçados e deem sempre o melhor de si. A resiliência, esse conceito tão importante, vem da física dos materiais: os físicos descobriram que existem certos tipos de aço que, quanto mais força recebem, mais fortes e reorganizados se tornam. E isso reflete muito a vida de um presidente. Por isso, quero prestar minha homenagem à Jana, que representa essa força e serenidade. Em nome dela, deixo uma mensagem a todos os novos presidentes: que vocês tragam essa novidade, esse sopro de renovação, mas sempre com sobriedade e serenidade na condução do nosso propósito”, ressaltou o vice-presidente da OAB/SC e coordenador dos Colégios de Presidentes das Subseções da OAB/SC, Eduardo de Mello e Souza.
“Cláudia, mulheres que se dedicaram e se empenharam, representando suas instituições com excelência. Nosso reconhecimento também ao presidente Juliano Mandelli, que liderou o colégio de delegados, formando um verdadeiro time de líderes em suas regiões e sucessões. Foi essa coesão e essa liderança que nos conduziu a uma grande vitória, uma vitória eleitoral justa e expressiva, com uma diferença de 8 mil votos.Vitórias assim trazem muito mais que gratidão; trazem também reflexão. Porque, como se diz, a derrota é órfã, mas a vitória tem muitos pais e mães, e isso é verdade. Essa conquista é de todos que contribuíram para ela. Mas também nos carrega uma enorme responsabilidade: a confiança que a advocacia catarinense depositou em nós, de forma tão significativa, exige de nós ainda mais dedicação e compromisso com o futuro", destacou o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael de Assis Horn.
"Senhoras e senhores, hoje marcamos o fim de um ciclo, mas também o início de um novo. Embora sintamos a despedida de um momento agradável, sabemos que ele nos deixa laços que ultrapassam as fronteiras da nossa instituição. O recomeço é sempre um símbolo de esperança, união e renovação. Nossa amizade e nosso trabalho seguem firmes, e agora é o momento de olhar para o futuro com confiança. As eleições passaram, mas o que permanece é o reconhecimento pelo esforço conjunto, especialmente pelo trabalho da gestão da Cláudia. Devemos seguir em frente, com o mesmo ideal de transformação que nos guiou até aqui. Os 53 presidentes presentes mostraram que é possível conduzir uma eleição pautada pela união, com o apoio das subseções de Santa Catarina. Vamos seguir, com a campanha do bem, espalhando uma mensagem de união para toda a advocacia catarinense", destacou o presidente da CAASC, Juliano Mandelli.
Compuseram a mesa diretiva: presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio; vice-presidente da CFOAB, Rafael de Assis Horn; vice-presidente da OAB/SC, Eduardo de Mello e Souza; secretária-geral da OAB/SC, Maria Teresinha Erbs; secretário-geral adjunto, Thiago Degasperin; tesoureiro, Rafael Búrigo; Conselheira Federal, Gisele Kravchychyn; Conselheira Federal, Maria De Lourdes Bello Zimath; Conselheira Federal, Rejane Sanchez; presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Isadora Barth; presidente da ESA/SC, Vanessa Barcelos; membro honorário vitalício da OAB/SC, Maurício Alessandro Voos e presidente da AACRIMESC, Elisângela Muniz.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC