A abertura do 107º Colégio de Presidentes de Subseções da OAB Santa Catarina, realizado na sede da Seccional em Florianópolis nesta sexta-feira (18), reuniu representantes dos 52 conselhos subsecionais catarinenses, desembargadores e demais lideranças da advocacia do Estado. O encontro foi enaltecido pelos dirigentes presentes, pois trata-se do último deste ano. Conquistas e feitos obtidos em 2022 foram destacados nos discursos.
Na tribuna do plenário, a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, apresentou uma retrospectiva dos avanços alcançados. As diversas interlocuções interinstitucionais que trouxeram benefícios ao exercício da advocacia, como a desburocratização junto aos órgãos públicos e às instituições financeiras; a valorização profissional com o reajuste dos honorários da advocacia dativa; entre outros. “Os colégios multiplicam a força dos advogados e advogadas, uma vez que são a fonte das conquistas, da valorização e do avanço da profissão. Os colégios norteiam nossas ações, nos aproximam da realidade profissional e fortalecem os laços oabianos”, ressaltou Cláudia.
O vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Rafael Horn, enfatizou os avanços da advocacia e a importância da participação da Seccional catarinense nessas conquistas. “Foi um ano de muito avanço, com participação histórica da OAB Santa Catarina no cenário jurídico nacional”, reforçou.
Quem também enfatizou a interlocução da OAB/SC foi o presidente do CFOAB, Beto Simonetti, que elogiou a conduta apartidária e de diálogo constante mantido pela Seccional. De forma remota, Simonetti destacou que todos os questionamentos oriundos das Subseções serão ouvidos. “Seguindo a linha do diálogo, estamos idealizando ação para levar ao conhecimento as queixas e os anseios da advocacia", antecipou.
Entre os avanços que a advocacia catarinense obteve ao longo deste ano, muito se deve ao excelente diálogo que a OAB/SC vem mantendo com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O presidente do TJSC, o desembargador João Henrique Blasi, além de agradecer e elogiar a condução do Quinto Constitucional da Advocacia pela seccional, relembrou os feitos obtidos a partir da parceria entre o Poder Judiciário e a Ordem.
“Foram muitos os avanços, entre eles a Comarca de Penha, após mais de uma década aguardando. Para o próximo ano posso afirmar que terão muito mais. É fundamental que essa parceria se mantenha, pois não é a favor da OAB ou do Poder Judiciário, mas sim é a favor dos cidadãos e dos jurisdicionados catarinenses”, declarou.
O vice-presidente da OAB/SC, Eduardo de Mello e Souza, agradeceu a presença de todo o colegiado, além da alta cúpula do Poder Judiciário no último colégio do ano. “É muito importante esse encontro, pois é uma forma de nos prepararmos para o próximo ano que já se aproxima”, lembrou Mello.
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Juliano Mandelli, mencionou a alegria de poder estar participando do 107º Colégio de Presidentes. “Sei que é um excelente time, que não tem medo dos desafios. Saibam como podem contar com a Caixa de Assistência”, afirmou.
Um dos destaques no encontro foi o Coral Vozes do Amanhã, do Instituto de Educação Básica, que abriu a sessão com a interpretação do hino nacional brasileiros, momento que quebrou um pouco a formalidade e emocionou a todos.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC