Desde que anunciada a crise do Coronavírus, a OAB/SC promoveu uma série de ações em defesa da advocacia, da segurança jurídica e da cidadania. Foram medidas para a classe ser reconhecida como atividade essencial pelo governo do Estado permitindo, assim, o funcionamento dos escritórios durante o período de quarentena; a ininterruptibilidade da prestação jurisdicional e dos órgãos administrativos; soluções para facilitar a rotina dos profissionais em home office, além de diversas iniciativas para preservar a saúde física e financeira dos advogados e advogadas catarinenses.
Dividido em 10 principais eixos, a OAB/SC preparou um guia com as principais ações desenvolvidas pela Seccional nos últimos 45 dias, visando facilitar o acesso dos advogados e advogadas catarinenses às informações vigentes em relação ao Judiciário e à OAB/SC durante a crise.
O material foi lançado pelo presidente da Ordem catarinense, Rafael Horn, durante o primeiro Colégio de Presidentes de Subseções online da história da instituição estadual, nesta quinta-feira (29) e pode ser conferido aqui.
Um dos itens do levantamento é a amostra numérica da atuação interna da OAB/SC mesmo em regime de home office, como mais de 500 inscrições deferidas para advogados, 147 atendimentos de prerrogativas e quase 50 cursos e eventos realizados de forma online, entre outros.
“Os pilares para o enfrentamento desta crise foram serenidade, solidariedade e responsabilidade. Assim, com essas premissas nos adaptamos para assegurar os atendimentos essenciais à classe, articulando junto dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, bem como da sociedade civil organizada sempre que necessário”, enfatizou Horn, durante a sessão colegiada.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC