A primeira rodada do Campeonato Catarinense de Futebol começou com destaque para as ações contra o racismo realizadas no jogo da TV (Criciúma x Avaí, no estádio Heriberto Hülse). As ações, idealizadas pela Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES) e realizadas neste domingo em Criciúma, com o apoio da Federação Catarinense de Futebol e das áreas de marketing dos dois clubes, fazem parte da Campanha Estadual de Combate ao Racismo, criada pela OAB/SC.
Foram várias as ações no Sul do estado. Mesmo com chuva, os mascotes e os presidentes dos dois clubes entraram em campo liderando o grupo de jogadores, participaram do Hino Nacional (interpretado pela dupla sertaneja Neguinho e Emanuel) e posaram para foto com os dois elencos, tendo à frente a faixa “Cartão Vermelho para o Racismo”. No intervalo, os mascotes de Criciúma (o tigre) e Avaí (leão) circularam pelo campo com a faixa e foram aplaudidos pelo público.
“Estamos unidos contra a discriminação racial e em defesa da paz no futebol”, resumiu o presidente do Avaí e da SCCLUBES Nilton Macedo Machado, abraçado ao presidente do Criciúma Jaime Dal Farra. “A competição fica para dentro do campo”.
Resultados
Dentro do campo, o Estadual 2016 começou neste final de semana com cinco jogos, todos terminando com resultados apertados, demonstrando equilíbrio. No sábado (Chapecoense 2 X 1 Internacional e Guarani 0 X 1 Joinville) e no domingo (Figueirense 2 X 1 Brusque, Criciúma 1 X 0 Avaí, Metropolitano 1 X 0 Camboriú). A segunda rodada do Estadual será no meio de semana com os seguintes jogos: Avaí x Metropolitano, Brusque x Criciúma, Camboriú x Chapecoense, Joinville x Figueirense e Inter x Guarani.