Terminou na tarde desta sexta-feira (6) o VII Encontro Catarinense de Direito das Famílias e Sucessões. Compuseram a mesa de autoridades para o encerramento do evento o diretor-tesoureiro da OAB/SC, Rafael de Assis Horn, representando o presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas; o presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB/SC, Jorge Rosa Filho; o presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família Nacional (IBDFAM), Rodrigo Cunha Pereira; a presidente do IBDFAM de Santa Catarina, Luciana Faisca Nahas; a vice-presidente do IBDFAM Santa Catarina, Ana Paula Guedes; e a coordenadora-científica do IBDFAM Santa Catarina, Doris Ghilard.
Desde ontem (quinta-feira) centenas de profissionais da área, estudantes e comunidade jurídica de diversos estados brasileiros lotaram o auditório da Seccional para acompanhar a programação que teve 19 palestras, além da Conferência de Encerramento.
Em seu discurso, o anfitrião e presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB/SC, Jorge Rosa Filho, agradeceu o imediato deferimento do projeto, por parte da diretoria da OAB/SC, para a realização do evento. “Muito nos honra essa confiança e agradeço especialmente ao diretor-tesoureiro Rafael Horn, e a esse grupo que se reúne incansavelmente (referindo-se aos membros da Comissão). Aos palestrantes: vocês são o coração desse congresso. Viemos para ouvi-los e sobre os pensamentos de vocês, nos debruçarmos para estudar o Direito de Família”, agradeceu.
Ao ocupar a tribuna do auditório da Seccional, o diretor-tesoureiro, Rafael de Assis Horn, agradeceu em nome do presidente Paulo Marcondes Brincas (que se encontra em Foz do Iguaçu para o Colégio de Presidentes de Seccionais) e destacou o compromisso da Seccional com eventos dessa natureza. “É foco dessa gestão a capacitação dos operadores do Direito e temos observado que a OAB/SC está se tornando veículo de debates de alto nível. Temos batido recordes nessa gestão com mais de 15 congressos, 80 eventos, 1.300 cursos da Escola Superior da Advocacia e 280 mil inscritos em nossas atividades”, comemorou.
Já em nome do IBDFAM Santa Catarina, entidade parceira do evento, se pronunciaram a vice-presidente Ana Paula Guedes “Pudemos discutir o Direito de Família com zelo e encantamento, agora sob nova perspectiva. Nós estamos reproduzindo uma ideia que nasceu há 20 anos com a criação do IBDFAM” e a presidente Luciana Faisca Nahas “Nossa parceria foi muito boa e a procura foi tão grande que, feliz ou infelizmente não conseguimos suportar tamanha demanda. Saímos daqui com muito para pensar, refletir e mudar em nosso dia-a-dia.”
As últimas palestras foram da coordenadora-científica do IBDFAM Santa Catarina, Doris Ghilard, com o assunto “Execução de alimentos: questões controvertidas” e do presidente do IBDFAM Nacional, Rodrigo Cunha Pereira, com o tema “Novas famílias – novos direitos”.
Rodrigo Cunha Pereira cumprimentou a todos os presentes e fechou em grande estilo o VII Encontro Catarinense de Direito das Famílias e Sucessões. “Somos todos movidos pela paixão pelo Direito de Família. É justamente na pluralidade de ideias e na diversidade de pensamentos que vamos construindo essa grande dialética que é o Direito. É isso o que estamos fazendo aqui”, festejou.
Veja abaixo as fotos da mesa composta para o encerramento.
E acesse aqui a galeria completa de imagens do evento.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC