Quatro mil inscritos. Esse é o número de participantes do VII Congresso de Processo Civil de Florianópolis que iniciou nessa quinta-feira (13). A abertura aconteceu a partir das 18h30 com a presença da diretoria da OAB/SC, Escola Superior de Advocacia (ESA) e a Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), e foi transmitida pelo canal do Youtube da Seccional. O evento, que conta com a presença de mais de 30 palestrantes, segue nesta sexta-feira (14) com oito painéis de apresentação ministrados por grandes nomes do direito nacional.
Para o presidente da Seccional, Rafael Horn, esses números representam o trabalho intenso da Ordem catarinense para promover a atualização da advocacia do Estado. “São números muito expressivos e mostram o quanto o nosso time da capacitação da advocacia tem sido bem sucedido neste momento de pandemia. Aliás, momento que justifica a realização de eventos como esse. Porque o enfrentamento da transformação digital gerada pela pandemia, mostrou a necessidade da OAB estar mais presente na vida do advogado e da advogada para não só capacitá-los, mas principalmente promover ferramentas digitais que estivessem aptas a garantir o pleno exercício da nossa profissão”, destacou.
Pedro Miranda de Oliveira, coordenador científico do Congresso, explanou sobre a importância do Código do Processo Civil no meio jurídico, lembrando que diversas leis brasileiras são apreciadas pelo Judiciário por meio do CPC. “O Código regulamenta quase tudo no funcionamento do Poder Judiciário e também atividades que são extrajudiciárias. O CPC mexeu com a questão dos honorários da advocacia, das audiências e regulamentou muita coisa do processo eletrônico. Enfim, foi uma mudança na advocacia que se deu com o advento do Código”, afirmou.
A sétima edição do Congresso de Processo Civil de Florianópolis é mais uma iniciativa da OAB/SC, por meio das Comissões e da Escola Superior de Advocacia (ESA/SC), que já soma 468 eventos jurídicos com cerca de 200 mil inscritos, apenas nesta gestão 2019-2021. O evento acontece em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC) e com o Instituto Catarinense de Direito Processual.
O diretor-geral da ESA, Marcus Vinícius Borges, exaltou o trabalho da Escola em parceria com as Comissões para levar conhecimento aos advogados e advogadas catarinenses. “A ESA tem praticamente todos os seus projetos em parceria com alguma das Comissões. Só este ano, já realizamos 12 cursos de extensão e todos eles com, ao menos, uma ou duas Comissões. Esses cursos, 100% on-line, já atingiram 2,5 mil pessoas com 200 horas-aula”, confirmou.
Parceira do projeto, a presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio, falou sobre o apoio da entidade às iniciativas educacionais desenvolvidas para os advogados de Santa Catarina. “É um compromisso entre OAB/SC e CAASC, de poder abraçar com todas as nossas forças a Escola Superior de Advocacia, a coordenação das Comissões, para levar um bom conhecimento com alta qualidade para todos os advogados e advogadas catarinenses”, concluiu. Os participantes que estiverem presentes nos dois dias do Congresso terão acesso ao certificado de participação, que será entregue a partir de 15 dias úteis após o término do evento.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC