O vice-presidente da Seccional, Marcus Antônio Luiz da Silva, acompanha, em Brasília, a comitiva do Conselho Federal da OAB que está cumprindo roteiro para apresentar o Plano de Combate à Corrupção da entidade para autoridades e lideranças políticas. O plano foi lançado oficialmente no início do mês em Florianópolis, durante o Colégio de Presidentes de Seccionais.
O primeiro encontro, na manhã desta terça (17), foi com a presidente da República, Dilma Russeff. Acompanhada dos ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), José Eduardo Cardozo (Justiça) e Miguel Rossetto (Secretaria-Geral), Dilma recebeu os representantes da advocacia um dia após Cardozo declarar que o governo está aberto ao diálogo com lideranças nacionais e anunciar que a presidente enviará ao Congresso um conjunto de medidas contra a corrupção ainda nesta semana. “Existe um clamor popular vindo das ruas que precisa ser ouvido. O brasileiros exigem mudanças e providências concretas que dêem fim à corrupção. Precisamos fazer valer este plano”, disse o vice-presidente da OAB/SC.
Ainda nesta terça, o grupo também visitou o controlador-geral da União, Valdir Simões, o presidente da Comissão de Reforma Política da Câmara, deputado Rodrigo Maia, e o presidente do Tribunal Superior eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli. Nesta quarta, 17, estão agendados encontros com o líder do PSDB no Senado, senador Cassio Cunha Lima, e com líder do partido na Câmara, deputado Carlos Sampaio.
O Plano Nacional de Combate à Corrupção apresenta 13 propostas para o enfrentamento dos casos de corrupção no país, como a regulamentação da Lei 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção; o fim do financiamento empresarial de campanhas e o estabelecimento de limites para contribuições de pessoa física; e a criminalização da prática de caixa dois. Na próxima semana, a OAB promove, em todo o país, a Semana de Mobilização pelo Combate à Corrupção, com atos em todas as Seccionais para divulgar as propostas apresentadas ao governo.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC