Três advogadas de Santa Catarina estão confirmadas como palestrantes na 3ª Conferência Nacional da Mulher Advogada, marcada para março, em Fortaleza. São elas: a presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio; a conselheira federal da OAB catarinense, Sandra Krieger; e a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Rejane Sanchez. Por meio de ofício, elas receberam o convite da presidente Nacional da Mulher Advogada, Daniela Lima Borges, nesta segunda-feira (27).
A iniciativa da CNMA corresponde ao Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada e, ao mesmo tempo, dá notoriedade às iniciativas regionais e engaja lideranças, segundo a presidente da Comissão da Mulher da OAB/SC. “Para Santa Catarina, é uma oportunidade valiosa de compartilhar suas boas práticas e, especialmente, aprender com outras experiências, visando somar", destacou Rejane. Será a primeira vez que as presidentes das CMAs das Seccionais terão espaço para fazer um balanço dos trabalhos realizados e das perspectivas para este ano.
Já a presidente da Caixa ministrará a palestra ‘Assédio no ambiente do trabalho’. “O Brasil é um país onde, infelizmente, registram-se inúmeros casos envolvendo a discriminação pela questão de gênero. O assédio no ambiente de trabalho contra as mulheres, seja ele moral ou sexual, é recorrente e com implicações psicológicas e sociais profundas, em alguns casos até mesmo irreversíveis. Normalmente esse assédio ocorre de forma escondida, velada. É fundamental dar visibilidade a esse tema e pensar em ações para combatê-lo”, afirmou ela.
Como conselheira federal, Sandra compartilhou que está orgulhosa de pode representar a mulher advogada catarinense. “A participação das catarinenses é relevante para o crescimento das advogadas como profissionais e mulheres. A conferência nacional da mulher advogada, mais do que um espaço de fala, é a reunião de mulheres advogadas que se inspiram umas nas outras, que se entendem e se ouvem. As advogadas catarinenses têm sua força de trabalho e representatividade reconhecida no cenário nacional e transmitem a inclusividade que Santa Catarina tem há muito na política institucional da Ordem.”
Para a secretária-geral adjunta da OAB/SC, que é membro da Comissão Nacional da Mulher Advogada do CFOAB e que também marcará presença na conferência, Luciane Mortari, Santa Catarina está marcando seu espaço no cenário nacional. “Tem sido muito gratificante estar envolvida no engajamento de amealhar mulheres advogadas para participar da Conferência e, ao mesmo tempo, contribuir com a organização do evento”, enfatizou ela.
Programação
No primeiro dia da Conferência (5 de março), acontecerá o Workshop sobre ‘A Aplicação da Prática da LPM’ (das 14h às 18h) e um ‘Bate-Papo Cultural’ (das 18h às 18h30). No dia 6, haverá a solenidade de abertura, que contará com a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz, e a Conferência Magna de Abertura do evento. As atividades ocorrerão entre 8h30 e 12h.
Ainda no dia 6, a partir das 14h as atividades serão retomadas com quatro painéis, cujos temas serão ‘Prerrogativas da Mulher Advogada’; ‘Participação da Mulher na Política’; ‘Desafios e Perspectivas Profissionais para a Mulher Advogada’ e a ‘Participação das Advogadas no Sistema OAB’. A previsão de encerramento da Conferência é às 18h. Confira a programação clicando aqui.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC