Otimizar e facilitar o trabalho dos advogados: essa é a missão da Central de Atendimento da OAB/SC. E esse propósito vem sendo cumprido, uma vez que o canal reúne mais de 80 mil atendimentos desde março de 2020. O setor, criado nesta gestão 2019/2021, presta auxílio aos advogados em questões referentes à realização de biometria, entrega de credenciais, protocolo e recebimento de documentos, assuntos da inclusão digital e ouvidoria, sempre prezando pela agilidade e bom acolhimento.
Com um número total de 53.782 atendimentos telefônicos, 18.735 via chat, 4.628 por e-mail, 1.213 na Ouvidoria, e 2.800 atendimentos presenciais e Drive-Thru, a Central teve seu espaço físico inaugurado no início de 2020, disponibilizando aos advogados e advogadas de Santa Catarina um ambiente amplo, confortável e aconchegante. O investimento se estendeu também para os colaboradores, uma vez que todos os funcionários que atuam no setor foram devidamente treinados e preparados para receber a advocacia, como bem afirma a coordenadora da Central, Isolde Hammerschmitt.
“O treinamento foi importante, na medida em que muitos colaboradores eram recém-contratados e a visão geral da OAB é de suma importância para que o atendimento se dê de forma precisa, correta e completa”, confirmou. Para ofertar serviços cada vez melhores e eficientes, diferentes canais de atendimento foram disponibilizados na Central. “Além do atendimento presencial, foi criado o serviço de call center para atendimento por telefone e iniciaram-se os serviços on-line – diante do processo eletrônico que já era uma realidade – especialmente o processo de inscrição para os Quadros da OAB/SC”, citou Isolde.
Com a chegada da pandemia da Covid-19, outros meios de comunicação com a advocacia precisaram ser implantados, como o chat e atendimentos Drive-Thru, mediante agendamento prévio, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. “Esse serviço está sendo muito elogiado pela grande maioria dos advogados, considerando a gravidade da pandemia, em especial a partir do mês de março deste ano de 2021”, destacou a coordenadora.
Os números ficam ainda mais interessantes, se considerarmos todo o efetivo da OAB/SC disponibilizado para atender a advocacia do Estado. Atualmente, temos 333 colaboradores para atender 42 mil profissionais inscritos na Ordem, ou seja, cada funcionário atende 126 advogados e advogadas.
Esse número representa um avanço de 65% na produtividade, já que há cinco anos eram 431 pessoas para auxiliar 33 mil profissionais da advocacia.
Eficiência no atendimento
Desde a sua implementação, a Central de Atendimento da OAB/SC tem contribuído ativamente para sanar as dúvidas da advocacia catarinense. Quem tem uma visão positiva do canal é o advogado Alvir Rodrigues de Almeida. Atuante na advocacia desde 1990, ele relembrou o quão burocráticos eram os procedimentos alguns anos atrás e destacou como esse cenário se modificou.
“Comecei a advogar fazendo petições na velha e saudosa máquina de escrever. Naquela época, no escritório, fazíamos a petição, juntávamos a documentação e pessoalmente íamos ao fórum, até o setor chamado de distribuição, para, então, fazermos o protocolo”, revelou. Segundo Alvir, a modernização e implantação de sistemas eletrônicos no judiciário deixaram os procedimentos mais céleres e objetivos, acabando com a obrigatoriedade da advocacia de juntar pilhas de documentos e se dirigir fisicamente aos fóruns.
No entanto, lembra que também tornou ainda mais necessária a atuação da Central de Atendimento da Seccional, principalmente neste momento de pandemia. “Aqui em Florianópolis, onde atuo, eu muitas vezes ainda preciso de auxílio da Central e também dos excelentes funcionários da OAB/SC que trabalham nas salas do TJSC, que estão bem esclarecidos no assunto e sempre nos auxiliam com atenção e dedicação. Nessa fase da pandemia, graças ao eproc e à orientação da Central e dos funcionários da OAB/SC, nosso trabalho continua sem problemas”, afirmou.
Funcionamento
A Central de Atendimento aos advogados funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, por meio do chat no site da Seccional, e-mail centraldeatendimento@oab-sc.org.br ou telefone (48) 3239-3500.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC