Mais uma etapa do Quinto Constitucional foi realizada na tarde desta quarta-feira (30), durante Sessão Extraordinária do Pleno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, conduzida pelo presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi. A presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, acompanhou a votação da escolha dos três candidatos que concorrem à vaga de desembargador no Tribunal pelo Quinto Constitucional da Advocacia.
Na ocasião, os nomes escolhidos pelos desembargadores foram: Fernanda Sell de Souto Goulart Fernandes, com 69 votos; Zany Estael Leite Júnior, com 67 votos e Claudia Bressan da Silva Brincas, com 57 votos. Agora, caberá ao governador do Estado, Jorginho Mello, nomear o novo desembargador ou desembargadora do Tribunal.
“Gostaria de dizer a todos que vocês foram incríveis nesta caminhada. São grandes advogados(as) e profissionais. Deus nos dá as nossas oportunidades e aqui, hoje, a Fernanda, a Claudia e o Zany seguirão neste caminho. Quero cumprimentar a todos e todas por terem feito uma campanha limpa, justa e uma campanha que mostrou para a advocacia catarinense a nossa força. Que este um escolhido ou escolhida, quando sentar aqui no TJSC, comece seu primeiro ato cumprimentando sempre os(as) advogados(as) de Santa Catarina”, destacou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“Como de praxe, antes da formação dessa Lista Tríplice, os seis candidatos foram ouvidos e sabatinados pela Comissão e, inclusive, foi remetido a todas as senhoras desembargadoras e a todos os senhores desembargadores o link em que aqueles que quisessem teriam a possibilidade de acompanhar a sabatina de cada candidato e candidata”, ressaltou o presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi.
Sobre o Quinto Constitucional
No dia 23 de junho de 2023, o Conselho Pleno da OAB Santa Catarina elegeu durante sabatina pública no auditório da Seccional em Florianópolis, com transmissão ao vivo pelo YouTube, os 12 candidatos à Lista Sêxtupla para concorrer à vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Estado (TJSC), oriunda do Quinto Constitucional da Advocacia.
No dia 11 de julho deste ano, os profissionais escolhidos seguiram para a próxima etapa do certame, na qual advogados e advogadas catarinenses definiram a Lista Sêxtupla com os candidatos que concorreram à vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Estado (TJSC) pelo Quinto Constitucional da Advocacia. Na ocasião, a consulta direta promovida pela OAB Santa Catarina contou com a participação recorde de 13.936 profissionais, que votaram de forma direta e on-line no sistema de votação eletrônico. A Lista Sêxtupla foi homologada no dia 14 de julho, pela presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, durante sessão extraordinária virtual do Conselho Pleno da Seccional.
Ainda no dia 14 de julho, o documento com os seis nomes escolhidos pela advocacia para concorrer à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional foi entregue pela presidente da Seccional catarinense ao presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador João Henrique Blasi.
Como última etapa antes da formação da Lista Tríplice, no dia 11 de agosto, os seis candidatos escolhidos por votação pela OAB/SC para a vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional participaram de uma sabatina com os magistrados, no TJSC.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC