Mais uma Sessão Ordinária do Conselho Pleno de 2023 da OAB Santa Catarina foi realizada nesta sexta-feira (22), no Plenário da Seccional. Os trabalhos foram conduzidos pela presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio. Na ocasião, estiveram reunidos conselheiros e conselheiras estaduais e diretoria da OAB/SC, com o objetivo de discutir questões internas da Ordem e debater melhorias.
“É sempre bom realizar mais uma sessão do nosso Conselho Pleno. Nos unir e debater questões para melhorar o dia a dia da nossa advocacia. Desejo a todos que seja um excelente dia de muito trabalho. Sejam sempre bem-vindos”, afirmou a presidente da Ordem catarinense, Cláudia Prudêncio.
Visita institucional da desembargadora Fernanda Sell
A nova desembargadora do TJSC, eleita pelo Quinto Constitucional da Advocacia, Fernanda Sell, esteve presente no início da Sessão do Conselho Pleno e, na ocasião, se colocou à total disposição da advocacia e recebeu votos de sucesso dos conselheiros e da diretoria da Seccional, por meio da presidente, Cláudia Prudêncio.
“Só posso te desejar força, sabedoria e principalmente independência, para que faça um trabalho de excelência no Tribunal e na defesa da sociedade. Que onde for e estiver, leve a advocacia e a atenção com os advogados e advogadas. Ter pela segunda vez na história uma mulher na vaga de desembargadora pelo Quinto Constitucional mostra o quanto estamos avançando enquanto sociedade. Seja sempre muito bem-vinda à OAB/SC, desembargadora Fernanda”, afirmou a presidente da Seccional catarinense, Cláudia Prudêncio.
“Eu precisava vir aqui agradecer. Eu sei que essa conquista, e eu falo isso de coração, eu falei isso no discurso, não é uma conquista individual, bem longe disso, não foi uma conquista minha, foi uma conquista do grupo. Essa vaga é uma vaga da advocacia, e durante a campanha eu falava, e eu repito isso, se eu lá estiver, durante a campanha eu falava, se eu lá estiver, estaremos todos nós. E eu continuo dizendo, estando eu lá, estaremos todos nós”, salientou a desembargadora do TJSC, Fernanda Sell.
Aprovação das contas de 2022 da OAB/SC
Durante a Sessão, o Conselho Pleno da OAB Santa Catarina aprovou, por aclamação, as contas de 2022 da gestão da Seccional. O relatório de contas foi apresentado pelo diretor tesoureiro da gestão atual, Rafael Búrigo Serafim, e pela diretora tesoureira adjunta, Caroline Rasmussen, sendo aprovado por aclamação pelos conselheiros.
“A OAB Santa Catarina tem conquistado feitos históricos e isso devido a um trabalho conjunto e de muitas mãos. Nosso diretor tesoureiro, Rafael Búrigo Serafim, e nossa diretora tesoureira adjunta, Caroline Rasmussen, realizaram em 2022, e continuam realizando neste ano, um trabalho de excelência à frente das contas de nossa Casa, mostrando como é possível fazer uma gestão marcante e cuidar do dinheiro da advocacia catarinense”, enfatizou a presidente, Cláudia Prudêncio.
“Essa aprovação não é apenas uma aprovação de contas. A gente, às vezes, limita. Isso transcende o número. Isso é uma aprovação da gestão, de um modelo de gestão. É uma aprovação, é uma aceitação da advocacia por tudo aquilo que está sendo entregue. Seja por questões patrimoniais, físicas, investimento em patrimônio. Seja no crescimento institucional, na entrega de cultura e aprimoramento jurídico, por meio da ESA e Comissões, Dr. Pedro e Dr. Douglas, dos cursos e palestras com custos reduzidíssimos. Estão sendo feitos grandes ivestimentos da instituição e, ainda assim, trazendo retorno”, ressaltou o diretor-tesoureiro da OAB/SC, Rafael Búrigo Serafim.
“A tesouraria é algo que não existe mágica, é conta, é receita e é despesa, e eu tenho que dizer aqui que a vida da tesouraria fica muito fácil com a Cláudia. Porque é pelo detalhe, quando a gente consegue reduzir, às vezes precisa tirar daqui pra colocar ali, e a Cláudia sempre fala para atendermos as pessoas e fazer tudo da forma que dá para fazer, com responsabilidade. Eu sei que essa não é só uma aprovação de orçamento, é muito importante porque lida diretamente com o nosso patrimônio, então hoje o que a gente tem que deixar registrado é o esforço diário, não só de gestão, mas expertise de gestão financeira também”, enfatizou a diretora-tesoureira adjunta da OAB/SC, Caroline Rasmussen.
Em 2022 foram seis novas sedes administrativas (Xaxim, Chapecó, Campos Novos, Maravilha, Timbó e Concórdia). Também foram revitalizadas sedes, salas e repartições em São Miguel do Oeste, Itajaí, Imbituba, Camboriú e Biguaçu. Em Florianópolis, foram inauguradas novas salas no TRT e TRE. A Sede Balneária da Seccional recebeu um novo e completo escritório compartilhado, espaço gourmet e revitalização na estrutura.
Ao todo, em 2022, foram inauguradas oito salas em Presídios, Penitenciárias, Delegacias e Centrais de Plantão Policial (Presídio Regional e Penitenciária Masculina de Tubarão; Presídio Regional de Joaçaba; DPCAMI e Penitenciária Sul em Criciúma; Presídio Regional, Penitenciária e Central de Plantão Policial de Blumenau).
Vale destacar, que tais feitos foram conquistados mantendo o congelamento da anuidade, (que está no mesmo valor há sete anos e que, também, desde 2022 a jovem advocacia possui 50% de desconto na anuidade sem escalonamento).
Ainda, segundo o relatório apresentado, o endividamento da instituição vem sendo reduzido de forma significativa, rumando para uma quitação dos empréstimos que contraiu em épocas passadas, o que permitirá aumentar ainda mais os investimentos na advocacia do Estado. Os valores recuperados e negociados seguem em constante crescimento, com uma queda acentuada nos índices de inadimplência, chegando a um percentual histórico.
Aprovação das contas de 2022 da CAASC
Ainda, após a aprovação das contas da OAB Santa Catarina por aclamação, a Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina, presidida por Juliano Mandelli, também teve suas contas aprovadas com louvor pelos conselheiros e conselheiras, enaltecendo as entregas realizadas no ano, aliando o equilíbrio financeiro.
“Quero aqui, parabenizar nossa Caixa, Instituição que sou apaixonada, por essa aprovação das contas e pelo trabalho que vem fazendo, por meio do presidente Juliano Mandelli, seu diretor tesoureiro Erivelton Filetti e toda sua diretoria. A CAASC é uma grande parceira da OAB Santa Catarina e tudo que está sendo feito, só está acontecendo, por uma grande parceria entre ambas”, reiterou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“Eu sei que nós estamos no caminho certo e pode ter certeza que a Caixa de Assistência vai ser sempre parceira da Ordem. A OAB é a principal rubrica da Caixa de Assistência no orçamento e vai continuar assim até o final da gestão. Quero parabenizar toda a nossa equipe, estender os cumprimentos a nossa diretoria, nós formamos um time, e qualquer vitória eu preciso dividir com todos ali. Também parabenizar o teu time Cláudia, que está aqui no dia a dia. Juntos somos fortes”, afirmou o presidente da CAASC, Juliano Mandelli.
“Trabalhar com a Caixa é muito fácil e é gratificante. Gostaria de agradecer toda nossa diretoria, por meio do nosso presidente Juliano Mandelli e aos meus colegas que me ajudam no dia a dia na responsabilidade que é estar à frente das contas da Caixa”, ressaltou o diretor-tesoureiro da CAASC, Erivelton Filetti.
Também estiveram presentes: Maria Teresinha Erbs, secretária-geral da OAB/SC; Thiago Degasperin, secretário-geral adjunto da OAB/SC; Rafael Búrigo Serafim, diretor tesoureiro da OAB/SC; Caroline Rasmussen, diretora tesoureira adjunta da OAB/SC; Douglas Anderson Dal Monte, diretor da ESA/SC; Juliano Mandelli, presidente da CAASC; Maurício Alessandro Vooss, ex-presidente e membro honorário vitalício da Seccional ; Isadora Barth, presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SC; Marcelo Peregrino, presidente da Comissão de Prerrogativas e Defesa de Honorários; Adriano Zanotto, ex-presidente da OAB/SC e ex-procurador-geral do Estado; Alisson Murilo Matos, presidente da Subseção de Criciúma; Alexandre Evangelista, coordenador de relacionamento com a Justiça Estadual da OAB/SC; Elisângela Schaitel, secretária-geral adjunta da CAASC; Rodrigo Goetten de Almeida, secretário-geral da CAASC; Pedro Adilão Ferrari, presidente da Subseção de São José; Erivelton Fileti, diretor tesoureiro da CAASC; Gilberto Lopes, presidente do IASC; Deivid Willian, presidente da AACRIMESC.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC