Uma noite de emoção ao resgatar as principais memórias da história de luta da OAB/SC em prol da advocacia e da cidadania. Assim foi a noite de comemoração dos 88 anos da OAB Santa Catarina na Sessão Magna alusiva aos 88 anos da Instituição, na noite desta quinta-feira (21), e que contou com muitas homenagens àqueles que fizeram parte da entidade.
Todos os advogados e advogadas de Santa Catarina foram os convidados de honra para o evento, e acompanharam online a homenagem para 411 advogados, entre eles todos os ex-presidentes da Seccional, ex-diretores e ex-conselheiros, desde 1933. Durante a Sessão Magna, ainda foi reinaugurada a Galeria dos Ex-Presidentes, com fotos para relembrar e marcar a passagem daqueles que dedicaram sua história por amor à OAB/SC.
Também foi homenageado o advogado mais antigo de Santa Catarina, José Daura, que completará 100 anos, em março, e teve sua inscrição realizada no ano de 1947 em Florianópolis. É o único profissional que tem carteira da OAB ainda com dois dígitos. “É com alegria e satisfação que agradeço a oportunidade de estar aqui recebendo essa homenagem”, falou Daura.
O membro honorário vitalício da OAB/SC, João José Ramos Schaefer, também foi homenageado e falou em nome de todos os ex-presidentes desta seccional. “Me emocionei ao chegar aqui hoje. Para mim, é um privilégio e honra falar em nome daqueles que, com honra e orgulho, lutaram permanentemente pela liberdade democrática e por tudo o que constitui a missão da OAB”, reiterou.
O secretário-geral do Instituto dos Advogados de Santa Catarina, Instituição na qual foi idealizada e originada a OAB/SC, Harisson Araújo, destacou: “A OAB/SC cumpre com honra e com coragem a defesa permanente da sociedade, dos direitos individuais e coletivos, e a defesa e respeito das nossas prerrogativas, nossa principal bandeira. Celebremos com júbilo os 88 anos da nossa OAB catarinense”, falou.
A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Cláudia Prudêncio, destacou as diversas ações realizadas pela Instituição e enalteceu o trabalho dos advogados e advogadas, voluntários na Ordem: “Estamos aqui para comemorar uma história própria e fundamental na defesa da liberdade e da busca pela democracia. Esta instituição da qual me orgulho de fazer parte celebra hoje 88 anos de protagonismo atuando pela advocacia e pela sociedade”, disse. “Desde a sua fundação, a OAB vem se estabelecendo como a mais respeitada classe e reconhecida pela sociedade do nosso Estado. Hoje é o dia de homenagear aqueles que doaram seu tempo para fortalecer a advocacia catarinense”, destacou.
Em seu discurso, o presidente, em exercício, do Superior Tribunal De Justiça, ministro Jorge Mussi, contou sua trajetória na OAB/SC, onde atuou em três mandatos como conselheiro estadual e duas vezes como diretor-tesoureiro. “Exerci essa nobre profissão ao qual me entreguei com amor e entusiasmo, recebendo grandes lições de solidariedade humana”, disse. “Que a OAB/SC permaneça na sua veemente luta pelo pleno exercício da profissão, pelos direitos sociais, pela manutenção do Estado Democrático de Direito e pelo aprimoramento da Justiça”, destacou.
A vice-governadora do Estado de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinehr, comentou: “Tenho na OAB/SC e na advocacia uma das minhas riquezas. A advocacia é minha raiz. Parabéns como colega, e tenho muito a agradecer à essa profissão, tão imprescindível”, reiterou.
“Se trabalhamos ontem e hoje, é para preparar a OAB catarinense para o futuro”, afirma Rafael Horn
O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, relembrou as diversas conquistas da entidade, ao longo da história: “A OAB/SC é uma ideia plantada há 88 anos, que frutificou semente e se tornou árvore protetora dos seus inscritos. Que nesse período se tornaram homens e mulheres de Ordem através de seu trabalho voluntário”, ressaltou. “Hoje, decorridos dois anos de nossa posse, podemos afirmar que consolidamos uma imagem de instituição prestadora de serviços de qualidade à advocacia e à sociedade, fiel a três pilares: eficiência, inovação e inclusividade, através de uma OAB moderna, totalmente digital focada em atender bem e entregar bem”, acrescentou.
O presidente da Seccional catarinense ainda destacou “Se trabalhamos ontem e hoje, é para preparar a OAB catarinense para o futuro, em breve teremos nosso centenário, e a estes jovens caberá a responsabilidade de manter nossa interlocução institucional com os Poderes constituídos; nossa presença física em 50 Subseções, em mais de 200 salas nos Fóruns, nas Delegacias de Polícia, nos presídios; de nos permitir dar continuidade a este legado e protagonismo e, assim, o status constitucional da advocacia e da Ordem”, disse.
O vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, parabenizou cada um dos 45 mil advogados inscritos na OAB catarinense: “Congratulações para a OAB, casa das liberdades, coragem para defender a liberdade e igualdade, e esperança de que o nosso trabalho não seja em vão. Ao infinito e além para a OAB/SC”, enalteceu.
88 anos de história na defesa da advocacia e da cidadania
No dia 1° de janeiro de 2021, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Santa Catarina, completou 88 anos na luta pela defesa do exercício pleno da profissão, pelo Estado Democrático de Direito, pela cidadania e pelo acesso à Justiça. Com mais de 42 mil advogadas e advogados, a OAB Santa Catarina é uma das Seccionais mais antigas do País e segue como uma das mais atuantes instituições da sociedade civil.
Defensora do Estado Democrático de Direito, a OAB/SC começou a escrever sua história em 1933, sob a liderança de Nereu Ramos (1933 -1934). Ao longo do tempo foi protagonista em movimentos como a campanha “Diretas Já”, a oposição durante a ditadura militar, as lutas pela anistia e pela liberdade de imprensa, a Novembrada e a convocação da Assembleia Nacional Constituinte. Em fatos recentes deixou sua digital no combate à corrupção e no enfrentamento à pandemia.
“A história de 88 anos da OAB/SC é construída numa conjugação de esforços e ideais em busca de conquistas fundamentais para a sociedade catarinense, tendo na figura do advogado sua razão de existir. Nesta caminhada de quase nove décadas, centenas de advogados emprestaram e seguem emprestando seu talento e sua competência para ajudar a definir os rumos que a entidade deve tomar”, registra o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, ao reconhecer o trabalho voluntário de homens e mulheres da Ordem. Representando a força da advocacia catarinense, a Ordem possui 51 Subseções e 227 Salas em todo Estado para defender os mais de 42 mil advogados e advogadas. Além disso, os profissionais contam ainda com 110 Comissões Temáticas, que atuam em todo o território catarinense, com a Escola Superior da Advocacia, que oferece toda uma estrutura de ensino e qualificação aos advogados e advogadas, com a Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC). Além disso, os advogados catarinenses contam com o Sicoob Advocacia e com a OABPrev-SC.
Presenças
Também estavam presentes, de forma virtual ou presencial, as autoridades: a presidente do IAB Nacional, Rita De Cássia Sant’anna Cortez; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, desembargador Ricardo José Roesler; a presidente do Tribunal Regional Do Trabalho - 12ª Região, desembargadora Maria de Lourdes Leiria; o prefeito municipal de Florianópolis, Gean Loureiro; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Jaime Ramos; o vice-presidente do TRF4, desembargador federal Luís Alberto D'azevedo Aurvalle; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, conselheiro Herneus de Nadal; o membro honorário vitalício da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Antonio Busato; membro honorário vitalício da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; o vice-presidente da OAB/SC, Maurício Alessandro Voos; a conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público, Sandra Krieger Gonçalves; o conselheiro do CNJ, André Luis Guimarães Godinho; o procurador-Geral de Justiça, Fernando Comin; o secretário-geral da OAB/SC, Eduardo de Mello e Souza; a secretária-geral adjunta da OAB/SC, Luciane Regina Mortari Zechini; o diretor-tesoureiro da OAB/SC, Juliano Mandelli Moreira; o conselheiro federal e o diretor-geral da ESA Nacional, Ronnei Preuss Duarte; o conselheiro federal, Fábio Jeremias de Souza, neste ato representando os conselheiros federais; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná, Cassio Lisandro Telles; o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier; o presidente da OAB/SP, Caio Augusto Silva dos Santos; o presidente da OAB/SE, Inácio José Krauss de Menezes; a vice-presidente da OAB/TO, Janay Garcia; a presidente da Subseção de Porto União, Danielle Masnik; a conselheira federal da OAB/SC, Sabine Muller Souto; o conselheiro federal, José Sérgio da Silva Cristóvam; o conselheiro estadual e coordenador-geral das Comissões, Pedro Miranda de Oliveira; o procurador-Geral do Estado, Alisson Souza; o desembargador, Osmar Nunes Júnior; o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/SC, Marcus Vinícius Motter Borges; o diretor-geral, em exercício, do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC, representando as Faculdades de Direito, Samuel Mattos; o conselho Regional de Medicina Veterinária - SC da ASCOP, Marcos Vinícius de Oliveira Neves.