A primeira edição do Campeonato Nacional de Futebol da Advocacia chegou ao fim no último fim de semana, em Recife (PE). Participaram do evento mais de duas mil pessoas, que assistiram a 131 partidas, divididas nas modalidades de futebol masculino (livre e master) e futebol society (masculino master, super master, sênior e feminino livre).
Em sua primeira participação, a equipe de Santa Catarina subiu ao pódio, conquistando o 3º lugar (masculino livre), ao vencer a equipe do Amapá pelo placar de 3X1. O Campeonato reuniu 18 delegações de Seccionais e a advocacia catarinense, além do pódio, voltou para nosso Estado com belas medalhas e troféu, representando todo o esforço e garra destes dias de competição no Recife. Ao todo, a Seleção de Santa Catarina realizou 5 jogos, com 3 vitórias, 1 empate e apenas uma derrota para a equipe de Minas Gerais, que se consagrou campeã no final do torneio.
“Nossa Seleção volta pra casa com uma vitória, no pódio, representando lindíssimamente bem nosso Estado e nossa advocacia. Parabéns aos nossos jogadores e obrigada pela dedicação! Mais uma conquista para Santa Catarina!. Estamos muito orgulhosos de todo o esforço e dedicação”, ressaltou a presidente da Ordem catarinense, Cláudia Prudêncio.
"É com grande satisfação que comemoramos a melhor colocação da história da nossa seleção de futebol em um campeonato nacional de advogados, alcançando o terceiro lugar. Essa conquista só foi possível graças ao apoio institucional essencial da OAB e da CAASC, e à seriedade com que este projeto foi conduzido, com um plano bem definido que nos levou a este resultado. Gostaria de destacar a dedicação de todos os advogados que, ao longo dos anos, vestiram essa camisa e construíram o caminho para que a seleção alcançasse este pódio. Destaco também a importância das mensagens de apoio e da torcida dos advogados catarinenses, que foram essenciais para fortalecer e dar ânimo à equipe. E, por fim, parabenizo os advogados que estiveram em campo, lutando, conquistando esta medalha e honrando nosso estado. Juntos, mostramos a força e a união da nossa advocacia," declarou o presidente da Comissão de Esportes, Paulo Roberto Silveira de Borba.
O evento, promovido pelo Conselho Federal da OAB, foi organizado pela Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad), em parceria com a OAB-PE e a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE). A competição ocorreu de 28 de maio a 2 de junho, principalmente no Centro de Treinamento do Retrô FC Brasil.
Premiação geral
Os três melhores times de cada categoria receberam medalhas conforme a posição (ouro, prata e bronze). Os primeiros colocados ainda receberam uma mascote do campeonato de pelúcia, a “Didi”, uma homenagem à fauna pernambucana, representada por uma onça suçuarana.
Futebol 11 Livre
No palco do estádio dos Aflitos, Rio Grande do Norte e Minas Gerais disputaram o primeiro lugar na categoria Futebol 11 Masculino. O tempo regulamentar terminou em empate por 3 a 3. A decisão foi para os pênaltis, e por 4 a 2 Minas Gerais levou a taça de campeão. A final foi transmitida pelo site da Confederação Pernambucana de Futebol no YouTube.
O terceiro lugar foi disputado entre Amapá e Santa Catarina, no Centro de Treinamento do Retrô. Santa Catarina levou a melhor, vencendo por 3 a 1.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC