Seguindo a agenda em Chapecó, iniciando esta quarta-feira (22), o vice-presidente da OAB/SC, Eduardo de Mello e Souza, representando a presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, inaugurou, junto à presidente da Subseção local, Maria Tereza Zandavalli, a sala do projeto “OAB por Elas”, na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Chapecó.
A inauguração também contou com a presença do secretário-geral adjunto da OAB/SC, Thiago Degasperin; a tesoureira-adjunta da Seccional, Caroline Rasmussen; diretoria da OAB Chapecó; advogados(as) da região e membros da Polícia Civil de Chapecó.
O local conta com estrutura completa para o bom andamento do trabalho do projeto e para o atendimento digno, com mesa para atendimento, poltronas, impressora, acesso à internet, livros de normas jurídicas e mesinha para crianças, marcando o avanço no atendimento às mulheres vítimas da violência doméstica. O projeto “OAB por Elas” foi criado para oferecer amparo gratuito à mulher em situação de violência no Estado.
“Um pacto pela educação, porque, ao final e ao cabo, é disso que se trata. Quando você cria um equipamento, para que a mulher seja acolhida, para que a mulher vítima de violência seja recebida, seja orientada, seja acalmada, estes são os trabalhos que a gente tem que fazer preliminares para começar a conversar e entender o que está acontecendo. E nós estamos enfrentando uma guerra civil interna contra mulheres neste país, a cada 3 minutos, uma mulher sofre algum tipo de violência e isso é uma situação absurda”, enfatizou o vice-presidente da OAB/SC, Eduardo de Mello e Souza.
“Vamos começar com o que é possível. Então, estamos dando este primeiro passo, que é implementar este projeto e estamos ansiosos para vê-lo funcionar e esperamos dar a nossa contribuição a altura do que a Polícia Civil e a sociedade chapecoense estão esperando de nós”, destacou a presidente da Subseção de Chapecó, Maria Tereza Zandavalli Lima.
“Já era um projeto antigo e implementar essa parceria aqui na cidade Chapecó, DPCAMI, Polícia Civil e OAB. Felizmente estamos consolidando essa parceria hoje. Eu não tenho dúvida que desde já iremos proporcionar feitos concretos para as vítimas que nos procuram visando interromper o ciclo de violência. Hoje é uma data festiva que a gente comemora como um passo no enfrentamento a violência doméstica contra a mulher”, afirmou a delegada da DPCAMI de Chapecó, Lisiane Junges.
“A OAB Por Elas é um esforço do Estado de Santa Catarina, da OAB, da Polícia Civil, que amplia, essa teia de proteção das mulheres vítimas de violência doméstica. Feliz, pois, quando presidente da Subseção de Chapecó, pude dar início, assinando um Termo de Cooperação Técnica, que hoje consolida nessa importante ferramenta. Muito feliz por este momento”, concluiu o secretário-geral adjunto da OAB/SC, Thiago Degasperin.
“Estamos muito felizes em estar aqui em Chapecó, inaugurando a nossa 6ª sala do projeto OAB Por Elas, um projeto que hoje, nos é tão caro e tão importante e que envolve não só o acolhimento, mas também dar o devido suporte jurídico, cumprindo nossa missão constitucional com a Justiça”, comentou a tesoureira-adjunta da OAB/SC, Caroline Rasmussen.
“Desde que assumimos a gestão, a ideia é sempre melhorar o atendimento para a população e a gente vê isso como uma evolução nessa parceria com a OAB vai trazer grandes frutos para a Polícia Civil para que a gente possa melhorar o nosso atendimento”, ressaltou o Delegado Regional de Chapecó, Danilo da Silva.
Relembre
O anúncio da instalação da sala do projeto “OAB por Elas” em Chapecó foi feito pela presidente da Ordem catarinense, Cláudia Prudêncio, em 19 de setembro deste ano, durante visita à cidade.
Na ocasião, a presidente da Seccional, junto à presidente da Subseção local, Maria Tereza Zandavalli, e ao secretário-geral adjunto da Subseção de Chapecó, Guilherme Matos, foram recepcionados pela delegada da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Chapecó, Lisiane Junges, onde realizaram a visita na sala em que seria instalado o projeto.
O que é a “OAB Por Elas”?
A realização do projeto acontece por meio da coordenação das Comissões de Combate à Violência Doméstica, presidida por Denise Almeida Marcon, e do Direito da Vítima e da Mulher Advogada, presidida por Giane Brusque Bello, da OAB/SC e da participação de parceiros como a Polícia Civil (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e do Poder Judiciário.
A OAB Por Elas teve início em Balneário Camboriú, em 2018. O sucesso do programa fez com que a atuação fosse se estendendo para outras Subseções. Diante do cenário, a presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, sugeriu que o trabalho fosse ampliado a todas as Subseções. A proposição do projeto foi apresentada durante o 105ª Colégio de Presidentes de Subseções da OAB Santa Catarina, realizado em Jaraguá do Sul.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC