Fortalecendo a interlocução institucional entre a OAB/SC e a Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC), o presidente da Comissão de Direito Militar da Seccional, Rodrigo Pimenta, e o comandante da APMT (Academia de Polícia Militar da Trindade), tenente-coronel da PM Jardel Carlito da Silva, decidiram, nesta sexta-feira (07), criar um calendário com a participação de representantes de comissões temáticas da Ordem em disciplinas da grade dos cursos voltados à formação e ao aperfeiçoamento de oficiais, soldados e sargentos.
“O objetivo é levar ao conhecimento dos profissionais da segurança pública informações sobre o papel das comissões da OAB/SC, aumentando a aproximação entre as instituições para que haja, de ambos os lados, sinergia e assim trabalharmos ainda mais e com mais unidade para o bem de todos”, segundo o presidente da Comissão de Direito Militar da Seccional da OAB/SC, Rodrigo Pimenta.
O comandante sugeriu iniciar com a participação de representantes das Comissões do Direito da Criança e do Adolescente; do Direito Militar; do Direito Homoafetivo e Gênero; dos Direitos Humanos; da Segurança, Criminalidade e Violência Pública; da Igualdade Racial; e do Combate à Violência Doméstica. “Essas são as áreas mais presentes no dia a dia dos policiais militares que atuam na sociedade” e já possuem instruções os cursos, explicou Pimenta.
Agora, o próximo passo será marcar uma reunião com os representantes das comissões interessados no projeto e agendar uma visita ao centro de ensino da PM, seguindo todos os cuidados sanitários em razão da pandemia do Coronavírus, conforme Pimenta.
Em julho deste ano já estavam em curso duas turmas de aperfeiçoamento de oficiais; seis turmas de aperfeiçoamento para sargentos; e 18 grupos para formação de soldados.
Resgate
Em julho de 2019, através de uma parceria inédita entre OAB/SC e Polícia Militar, advogados fizeram uma inserção na rotina policial nas ruas. Relembre aqui.
Em agosto do ano passado, a OAB/SC e a PM/SC proporcionaram à advocacia vivenciar a rotina dos policiais militares. Veja aqui.