Nesta segunda-feira (22), a Seccional catarinense sediou o III Colégio de Presidentes das Comissões (gestão 2022/2024). A solenidade contou com a presença da presidente da Ordem catarinense, Cláudia Prudêncio, que conduziu a abertura do evento, e membros da Ordem.
O encontro teve como objetivo reunir os líderes das comissões da OAB/SC em um encontro estratégico para promover a integração, o intercâmbio de ideias e a troca de experiências entre os presidentes das comissões, que representam as diversas áreas de atuação da advocacia.
Durante o evento, foram abordadas discussões sobre as demandas e desafios específicos de cada área de atuação das comissões, buscando soluções e propostas que contribuam para o desenvolvimento de cada área do Direito. Ainda na ocasião, também foram destacados os números e as conquistas alcançadas pela gestão 2022/2024. Foi uma oportunidade para compartilhar os resultados positivos, como o aumento da participação dos advogados nas atividades da Ordem, a implementação de projetos que beneficiaram a advocacia e a sociedade.
“Por isso essa sintonia, parceria, mas, principalmente, desta confiança um com outro. E hoje vocês estão hoje como presidentes de Comissões porque são pessoas de confiança da presidente da OAB Santa Catarina. Essa missão nós cumprimos com dignidade, com respeito, com cumplicidade, mas, principalmente, com muita seriedade com o nosso trabalho”, afirmou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“São 2 anos e 4 meses de trabalho voluntário. Nesse período, fizemos mais eventos e com maior público do que nas últimas três gestões somadas. Foram aproximadamente 260 eventos das Comissões, na ESA/SC, foram mais de 700 aulas e mais de 26.000 pessoas participando. Ou seja, estamos atingindo 60.000 pessoas. Isso é graças a cada um de vocês!”, afirmou o coordenador-geral das Comissões, Pedro Cascaes Neto.
“É muito bom ver a ESA/SC muito próxima das Comissões. A sintonia que nós temos com as comissões, com o trabalho realizado pelos senhores, é um tremendo sucesso. É isso que faz com que a nossa gestão seja praticamente a única, comissões e escola. Seja nos eventos, seja nos circuitos e nas jornadas. Tudo aquilo que a gente projeta, junto com os senhores e o Pedro Cascais é uma coisa só, porque a gente acha que a união faz a força mesmo. Então se a gente está junto, vai mais longe, leva mais conhecimento, a gente leva mais cursos. E assim a gente tem feito, levando conhecimento de qualidade aos quatro cantos do Estado”, ressaltou a vice-Diretora da ESA/SC, Vanessa Barcelos.
“Sem as Comissões seria impossível presidente e diretoria conduzir a Ordem diante da multiplicidade de temas que a Ordem é chamada. Diante disso, a importância de todos os dirigentes de Comissão é gigantesca. Hoje, é por meio das Comissões que a Ordem consegue estar presente em diversos debates que é chamada para participar do âmbito da sociedade civil e também no Poder Judiciário”, destacou o vice-presidente da CFOAB, Rafael de Assis Horn.
“Neste trabalho em que todas as Comissões fazem com que a nossa instituição seja o que é e respeitada. Inclusive levando também não só para a sociedade, mas a todos os nossos colegas de Santa Catarina que é levado qualificação profissional e qualificação da melhor qualidade”, ressaltou a vice-presidente da CAASC, Herta de Souza.
Nomeação dos novos presidentes de Comissão
Ainda na ocasião, quatro advogados(as) foram nomeados(as) para serem os novos presidentes das Comissões da OAB/SC. São eles:
Letícia Soares - presidente da Comissão de Procuradores Municipais
Alessandro Kiquio - presidente da Comissão Advocacia Pública Federal
Milly Christe Lima - presidente da Comissão Direito da Pessoa Idosa
Milena Xaliendo - presidente da Comissão de Direito Aplicado ao Turismo.
Compuseram a mesa diretiva: a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio; vice-presidente da CAASC, Herta de Souza; coordenador-geral das Comissões, Pedro Cascaes Neto; coordenadora adjunta das comissões, Lidiane Feijó; coordenador adjunto das comissões, Rodrigo Indalêncio Vilela Veiga e vice-diretora geral da ESA/SC, Vanessa Barcelos.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC