Na manhã desta terça-feira (22), a OAB Santa Catarina esteve presente na solenidade de abertura do evento que celebra o aniversário de 10 anos do Programa Novos Caminhos: 10 anos transformando vidas. Na ocasião, a Seccional e a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, foram representadas pela secretária-geral da OAB/SC, Maria Teresinha Erbs.
"É uma grande honra representar a OAB de Santa Catarina e a presidente Cláudia Prudêncio na celebração dos 10 anos do Programa Novos Caminhos. Parabenizamos a iniciativa pela sua atuação exemplar em contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária", destacou a secretária-geral da Seccional, Maria Teresinha Erbs.
“É com enorme satisfação que nos reunimos hoje, para celebrar uma década de realizações inspiradoras do Programa Novos Caminhos. Ao longo desses dez anos, testemunhamos a criação de oportunidades e a realização de sonhos que antes pareciam inatingíveis. Nesse período, o programa tornou-se uma oportunidade concreta para milhares de crianças e adolescentes do nosso Estado. Viabilizamos ao longo desses anos mais de treze mil matrículas em cursos profissionalizantes, e esses cursos capacitaram esses jovens, permitindo que seus talentos fossem identificados e dessem a eles oportunidades de uma vida digna”, enfatizou o desembargador Altamiro de Oliveira, 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Sobre o Programa Novos Caminhos
O programa é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que conta com o apoio da OAB Santa Catarina e de outras entidades, tendo como finalidade contribuir para a construção da autonomia de crianças e adolescentes com idade acima de seis anos, que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, com objetivo de auxiliá-los na busca de uma vida adulta com qualidade e dignidade.
Os egressos são acompanhados individualmente e trilham por programas educativos, profissionalizantes e por atividades complementares, sendo encaminhados, ao fim dos módulos de capacitação, ao mercado de trabalho.
Fizeram parte da mesa diretiva: Maria Teresinha Erbs, secretária-geral da OAB Santa Catarina, representando a presidente Cláudia Prudêncio; o desembargador Altamiro de Oliveira, 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina; o ministro Lelio Bentes Corrêa, presidente do Tribunal Superior do Trabalho; o desembargador Álvaro Luiz Pereira de Andrade, coordenador estadual da infância e da juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina; Luciano Trierweiller Naschenweng, subprocurador-geral de Justiça para assuntos de planejamento e inovação, representando o procurador-geral de Justiça de Santa Catarina, Fábio de Souza Trajano; a desembargadora federal Eliana Paggiarin Marinho, representando o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o desembargador federal Fernando Quadros da Silva; o juiz federal Henrique Luiz Hartmann, diretor do foro da Seção Judiciária de Santa Catarina; a juíza de Direito Janiara Maldaner Corbetta, 1ªvice-presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses; Carlos José Kurtz, diretor institucional jurídico da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, representando o presidente Mario Cezar de Aguiar.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC