A noite da última segunda-feira (06) foi de retrospectiva, homenagens e de mais aprendizado na OAB/SC, com a comemoração dos 30 anos da Escola Superior de Advocacia (ESA/SC). Durante evento transmitido on-line, todos que tiveram participação efetiva no processo de evolução da Escola foram lembrados e, para marcar as três décadas de existência, também foi realizada uma aula magna, que abordou a temática ‘Atualidades Constitucionais’.
À frente da aula ‘Atualidades Constitucionais’ estiveram três grandes nomes da advocacia nacional, o jurista e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Sepúlveda Pertence, que foi o primeiro a ministrar um curso na Escola, em 1990; o advogado e ex-diretor da ESA/SC, Cesar Luiz Pasold; e o ex-presidente e membro vitalício do CFOAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho.
Os trabalhos do evento foram abertos pelo presidente da OAB/SC, Rafael Horn, e pelo diretor-geral da ESA/SC, Marcus Vinícius Borges. Na ocasião, Horn reconheceu os avanços pelos quais a Escola passou ao longo dos anos e destacou o papel dela ao promover o conhecimento entre a advocacia catarinense.
“Nem mesmo o sonho mais ambicioso poderia imaginar no que a ESA/SC se tornou nesses 30 anos de existência. Foram mais de três mil cursos destinados a mais de 180 mil alunos e, atualmente, com uma estrutura enxuta, temos uma Escola moderna, on-line e alinhada com as exigências, responsabilidades e mais do que tudo, voltada para o aperfeiçoamento permanente da advocacia catarinense em todas as fronteiras do Estado”, disse o presidente da Seccional.
Horn salientou ainda que a ESA/SC evolui a cada ano e se adequa a cada situação para levar o conhecimento à classe, como no atual momento pelo qual o país passa. “Com as dificuldades durante a pandemia causada pelo Coronavírus, a Escola se reinventa. Devido à situação, priorizou a capacitação telepresencial, ampliou a gratuidade de cursos e fez, desta crise, uma oportunidade para que todos em isolamento possam fazer uso do aprendizado promovido”, frisou.
Já o diretor-geral da ESA/SC, fez uma retrospectiva dos 30 anos de existência da Escola, que foi criada em 5 de julho de 1990, por meio da Resolução 03/90, assinada pelo então presidente da OAB/SC, Paulo Henrique Blasi, e teve como primeiro coordenador-geral, o advogado Carlos Alberto Silveira Lenzi. Ele explanou sobre a aula inaugural, realizada em 31 de agosto de 1990, sobre os diretores que estiveram à frente do projeto e os trabalhos realizados por eles para a consolidação da Escola como referência na capacitação da advocacia, sobre os regimentos internos e estrutura da instituição.
“Nossa mensagem é de gratidão e, embora os números sejam importantes, a ESA/SC é formada por pessoas e para pessoas. A Escola é resultado de um trabalho em conjunto e trilhado desde que foi criada pelos ex-diretores, pela presidência da OAB/SC, pelos membros e colaboradores, presidentes de subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), conselheiros e, principalmente, pela confiança que os alunos e alunas têm no nosso trabalho. É uma responsabilidade muito grande estar, atualmente, à frente desse projeto, mas também é uma honra, realização profissional e uma das coisas mais lindas que eu já fiz na minha vida”, pontuou Borges.
Homenagens e aula
Após a solenidade de abertura, os ex-diretores da ESA/SC foram homenageados pela atuação à frente do projeto. Cada um recebeu, em suas casas, uma placa de homenagem pelos serviços voltados à Escola e ao conhecimento da advocacia catarinense.
Entre os homenageados estiveram os advogados Carlos Alberto Silveira Lenzi, representado por sua filha, Adriana Lenzi Maia; Cesar Luiz Pasold; Márcio Luiz Fogaça Vicari; Rafael Peteffi da Silva; Eduardo de Avelar Lamy; e Pedro Miranda de Oliveira.
Na sequência, ocorreu a aula magna sobre ‘Atualidades Constitucionais’, ministrada pelo jurista e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Sepúlveda Pertence; pelo advogado e ex-diretor da ESA/SC, Cesar Luiz Pasold; e pelo ex-presidente e membro vitalício do CFOAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho. Durante a aula, eles abordaram assuntos como os desafios da advocacia nos tempos atuais, democracia, fake news, entre outros.
Participantes
O evento aconteceu na noite da última segunda-feira e contou com mais de 200 participantes on-line, dentre os quais figuraram a direção da OAB/SC, Maurício Alessandro Voss (vice-presidente) e Luciane Mortari (secretária-geral adjunta); o conselheiro federal e ex-vice-diretor da ESA/SC, José da Silva Cristóvam; a conselheira estadual e ex-vice-diretora da ESA/SC, Helena Nastassya Pítsica; a diretoria da ESA/SC, André Schimidt Jannis (secretário-geral); Fernanda Sell de Souto Goulart Fernandes (diretora do Núcleo de Direito Empresarial); Juliano Keller (diretor do Núcleo de Prática Penal); Thiago Martinelli (diretor do Núcleo de Direito Previdenciário); Rodrigo Steinmann Bayer (diretor do Núcleo de Direito Trabalhista); Jorge Nunes da Rosa Filho (diretor do Núcleo de Família e Sucessões); Felipe César Lapa (diretor do Núcleo de Direito Público); José Ricardo da Rosa (diretor do Núcleo de Ética Profissional); João Henrique Orssato (coordenador do ESAPP); Lucas Rocha Mendes (coordenador do WEBINAR); Giglione Edite Zanela (coordenadora da TVESA) e Beatriz Campos Kowalski (coordenadora de Comunicação).
Ainda on-line, marcaram presença nos 30 anos da ESA/SC o desembargador João Henrique Blasi, representando o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC); o diretor da ESA/Nacional, Ronnie Preuss Duarte; e os ex-diretores da ESA/SC, Cesar Luiz Pasold; Márcio Luiz Fogaça Vicari; e Adriana Lenzi Maia, que representou Carlos Alberto Silveira Lenzi.
Presencialmente na sede da Seccional Catarinense e respeitando as regras de distanciamento social, além do presidente da OAB/SC e do diretor-geral da ESA/SC, estiveram presentes o diretor tesoureiro da OAB/SC, Juliano Mandelli; o conselheiro federal e membro honorário da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas; a presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio; a vice-diretora da ESA/SC, Isabela Medeiros; e os ex-diretores da ESA/SC, Rafael Peteffi da Silva, Eduardo Avelar Lamy e Pedro Miranda de Oliveira, que, atualmente, é coordenador das Comissões da Ordem.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC